"Os anos que abalaram o (nosso) mundo!", pelo Teatro Art’Imagem, 23 abril, Porto

Teatro
"Os anos que abalaram o (nosso) mundo!", pelo Teatro Art’Imagem, 23 abril, Porto

Fotografia: Teatro Art’Imagem

Sinopse:

“Acorda, acorda, há uma revolução”. É assim que José M. toma conhecimento do movimento militar desencadeado na madrugada do 25 de Abril. A sua resposta, ainda ensonada, parece insólita. “Deixa-me dormir, pá, não me chateies!”

Pelo palco e plateia passarão os dias da descoberta e da alegria de “o povo unido jamais será vencido”, do inesperado e inesquecível primeiro de Maio, a evocação de um tempo de deslumbramento e esperança em que “Nunca Portugal foi tão feliz”.

Tudo era então possível quando “o sonho comanda a vida” ainda que, depois da bela aurora e ao finar o dia primeiro, as lágrimas voltassem a aflorar os rostos desta “gente feliz” chorando os últimos mortos, nas horas amargas que Lisboa viveu junto à PIDE, quando se conquistava a nova cidade de mãos dadas com os jovens capitães, ao serviço do povo. A morte voltava a sair à rua, agora num dia sim, o dia da libertação.

Recordaremos a cidade do Porto nos primeiros dias de festa e luta com o povo na rua, ajudando a determinar o carácter revolucionário que tomou o levantamento militar, neutralizando as forças que ainda resistiam à mudança.

/
Ficha artística:

Texto, Dramaturgia e Encenação José Leitão Assistente de Encenação Daniela Pêgo Interpretação Daniela Pêgo, Susana Paiva, Patrícia Garcez e Luís Duarte Moreira Música Rui David Figurinos Luísa Pinto Movimento Costanza Givone Desenho de Luz, Som e Vídeo André Rabaça Espaço Cénico José Leitão e José Lopes Produção Sofia Leal Fotografia Paulo Pimenta Design Gráfico Sofia Carvalho

M/12

90 (aproximadamente)

/
Locais, datas e horários de apresentação

23 abril de 2022

21h30

Grande Auditório do Fórum da Maia, Porto

/
Bilheteira:

5 euros - Bilhete normal

3 euros - Bilhete com Desconto (Estudantes, M/65,  Profissionais das Artes Cénicas,  desempregados e Sindicato de Bancários do Norte.)

/

Mais informações:
www.artimagem.org