10 a 12 maio 2019, Mala Voadora, Porto / “Parasomnia”, de Patrícia Portela

Cruzamento disciplinar
10 a 12 maio 2019, Mala Voadora, Porto / “Parasomnia”, de Patrícia Portela

"Estamos a perder uma das nossas qualidades mais básicas: ver de olhos fechados. Não temos tempo para sonhar acordados, de olhos abertos. A vida tornou-se uma sucessão de atos eficazes que garantem que não morremos nem de fome nem de tédio, ignorando que somos tão feitos de poeira estelar quanto de vitórias mensais, tão feitos de carne e osso como de questões éticas e emocionais.

Somos todos campeões da eficiência enquanto trabalhadores, pais, artistas. Até perdermos o controlo sobre os prazos, os dias, os objetivos e nos tornarmos todos insones. O que não pode ser controlado, obriga-nos a perder tempo. A não saber para onde o que queremos tanto nos vai levar. O problema é privado, mas a opção de resistirmos à compulsão de lucrar com cada segundo de vida é política. O sono é o último país a escapar a esta compulsão do lucro, embora a neurociência e o exército já explorem esse campo. O sono e a arte, com a sua teimosia em questionar, reabitando comportamentos humanos, alimentando narrativas de múltiplas possibilidades, partilhando espaços e tempos entre desconhecidos. Provocando lugares de empatia.

‘Parasomnia’ consiste numa instalação-performance onde se promove a ‘estimulação da produção de melatonina’, os ‘vapores de sonolência apropriados à indução de sonhos lúcidos’, a desaceleração dos corpos e o arrastar das vidas. Divide-se em sete salas: a da espera, a do sono, a do banho, a do prazer, a da Via Láctea, a de embalar e a de cear". 

Esta instalação-performance realiza-se no âmbito dos Festivais DDD+FITEI

/
Locais, datas e horários:
10, 11 e 12 de maio de 2019, das 17h00 às 00h00
Mala Voadora
Porto

/
Mais informações:
https://malavoadora.pt