3 maio a 15 junho, Lagos / “Círculo Infinito”, de Rui Patraquim e Rita Vilhena (LAC – Laboratório de Actividades Criativas)

Artes plásticas
3 maio a 15 junho, Lagos / “Círculo Infinito”, de Rui Patraquim e Rita Vilhena (LAC – Laboratório de Actividades Criativas)

Exposição “Circulo Infinito”, de Rui Patraquim e Rita Vilhena: patente até 15 de junho na Galeria LAR (LAC – Laboratório de Actividades Criativas, Associação Cultural), Lagos

/
Sinopse:

“Um círculo infinito de criação, evolução, transformação, morte e recomeço. Infinito como constante da nossa vida e de gerações. Este projecto começa com a morte e toda perturbação associada, incluindo euforia. Seguido do momento de beleza do (re)nascimento e da (re)transformação.
As pinturas emocionalmente carregadas do István Sándorfi inspiraram-me a querer representar essa carga em forma de fotografia onde os sentimentos são extremos e dramáticos. Durante a captura das imagens na minha mente acabou por estar constante o poema de Vinicius de Moraes “o verbo no infinito”, que acabou por dar mote às 3 fases”. (Rui Patraquim)

“As pinturas de István Sándorfi serviram-me de inspiração na ideia dum corpo que se emociona, carregando-se e descarregando-se. Um corpo poroso, aberto às intensidades da vida que se
lhe atravessa. Para estas imagens reuni uma série de objectos que me ajudaram a criar um estado de constante devir que viajou por três momentos. O primeiro resultante de uma catarse física, o segundo um enraizamento e o terceiro o erguer de novo. O que as une é a constante procura de novas intensidades físico-emotivas, expressão e observação destas no decorrer do próprio evento”.  (Rita Vilhena)

/
Ficha artística e técnica:
Artistas: Rui Patraquim e Rita Vilhena 
Direção artística: Xana
Direção técnica: Jorge Pereira
Produção: Nuno Pereira
Assistente produção/ difusão: Daniel Bastos
Designer: Jorge Pereira

/
Biografias dos artistas:

Rui Patraquim
Fotógrafo de coração desde que nasceu, descendente de uma família ligada às artes visuais e à sua expressão. Desde 2010 que se dedica a passar emoções através das imagens que captura ou produz.

Rita Vilhena
Coreógrafa e performer/bailarina desde o final dos anos 90. A sua principal motivação é a ideia de transformação e participação, mas ainda assim ela é movida pela intuição. O seu último trabalho estreado em 2018 “Corpo Santo” é uma marca do seu trajecto artístico. Rita criou em 2005 a Baila Louca improvisação e performance em Roterdão, cidade onde viveu (2002-2015). BL foi criada inicialmente como um desafio individual e para dar visibilidade a artistas que a inspiravam. É professora de dança, faz parte da comunidade internacional de Contacto-Improvisação. É mestra em Artes Cénicas pela FCSH. www.ritavilhena.com

/
Locais, datas e horários: 
3 de maio a 15 de junho de 2019
(de quinta-feira a sábado, das 15h00 às 20h00)
Inauguração: 3 de maio de 2019, às 18h30
Galeria LAR
Lagos

/
Bilheteira:
Entrada livre

/
Contactos:
LAC – Laboratório de Actividades Criativas, Associação Cultural
Largo Convento Sra. da Glória
8600-660 Lagos
T. (+351) 282 084 959 / (+351) 967 451 383
E. lac.associacaocultural@gmail.com

/
Mais informações:
www.lac.org.pt