22, 24 e 26 julho 2019, Évora, Sines e Castelo de Vide / Ethno Portugal 2019, pela PéDeXumbo

Dança
22, 24 e 26 julho 2019, Évora, Sines e Castelo de Vide / Ethno Portugal 2019, pela PéDeXumbo

Ana Ferreira

A PéDeXumbo, Associação para a Promoção de Música e Dança dinamiza a residência artística “Ethno Portugal 2019” e apresenta o resultado nos dias 22, 24 e 26 de julho, em Évora, Sines e Castelo de Vide

O Ethno Portugal, um projeto único dinamizado pela PéDeXumbo, é um programa orientado para músicos e bailarinos que desejam explorar a música folk e tradicional. É uma residência artística que oferece aos músicos e bailarinos participantes a oportunidade de aprender e ensinar, de forma individual e personalizada, música de diferentes culturas do mundo, e, ao mesmo tempo, partilhar o aprendido com diferentes audiências, enriquecendo a sociedade e mantendo as tradições musicais vivas e renovadas. É, também, uma experiência de vida que junta participantes de diferentes panoramas culturais, transformando-se num espaço para intercâmbio cultural, amizade, aprendizagem e partilha.
Na essência do Ethno está a aprendizagem democrática a pares, onde jovens ensinam e aprendem música dos seus países e culturas. É uma pedagogia não formal, que abraça os princípios do diálogo e da compreensão intercultural.
Na sua sexta edição, o Ethno Portugal 2019 conta com a participação de jovens artistas de 26 nacionalidades, que, em conjunto, vão criar uma orquestra e um espetáculo com repertório dos seus países de origem.
A residência (em Castelo de Vide, de 15 a 26 de julho) resultará em três espetáculos, com apresentações no dia 22 de julho, no Festival Artes à Rua, em Évora, no dia 24 de julho, no Festival de Músicas do Mundo, em Sines, e no dia 26 de julho, em Castelo de Vide. 

/
Ficha artística:
Dinamização: PéDeXumbo 
Coordenação: Catarina Ascensão e Juan Ramos Campos 
Produção: Ana Ferreira e Joana Ricardo 
Mentores artísticos música: Denys Stetsenko, Juan de la Fuente, Pau Baiges, Pedro Prata, Teresa Campos 
Mentor artístico dança: Catarina Ascensão
Com músicos e bailarinos de: Alemanha, Afeganistão, Argentina, Bielorrússia, Brasil, Chile, Dinamarca, Eslovénia, Estados Unidos da América, Egito, Espanha, França, Grécia, Índia, Itália, Moçambique, Portugal, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça, Tunísia, Turquia , Ucrânia

/
Locais, datas e horários:

22 de julho de 2019
Festival Artes à Rua
Évora

24 de julho de 2019 
Festival de Músicas do Mundo
Sines

26 de julho de 2019 
Castelo de Vide

/
Vídeo:
https://vimeo.com/339130823

/
Contactos:
PéDeXumbo, Associação para a Promoção de Música e Dança
Antigos Celeiros da EPAC
Rua Eborim, 16
7000-658 Évora
T. +351 266 732 504
E. pedexumbogeral@pedexumbo.com

/
Mais informações:
www.pedexumbo.com