Até 26 de outubro Exposição "Facing Identity", de Igor Gonçalves, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura | Porto

Cruzamento disciplinar
Até 26 de outubro Exposição "Facing Identity", de Igor Gonçalves, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura | Porto

Sinopse:
A exposição proposta ao CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura feita pelo artista português Igor Gonçalves emerge da consolidação de uma carreira que agrega, de forma complexa e multifacetada, música e artes plásticas, designadamente pintura e desenho.
A exposição divide-se em duas dimensões. A primeira, presente na galeria 1, traduz os lugares obsoletos da memória. Fragmentos da imaginação que retraram ramificações da realidade numa manifestação gráfica de linhas fugazes, figuras destemidas e alusões passadas. Tem nesta dimensão os girassóis um lugar de destaque por, também eles, se constituírem como elementos integrantes de uma construção identitária que remete para os lugares da infância.
A segunda dimensão, apresentada na galeria 2 e no hall da entrada, evidencia uma contraposição entre, por um lado, trajetórias ficcionais, histórias imaginadas e imagens fantasiadas e, por outro, o ímpeto da realidade. Ilustra, portanto, como a construção identitária na adolescência se dá, também, por via da personificação de medos, fantasmas, amores, desejos, sátiras e fragilidades. Nela têm lugar, de forma amalgamada, a repetição, o finito, o agoiro, a calma, o conhecimento, a energia, os traços e os graves. Amuletos que, condensando a história passada e vertendo a imagem do futuro, se afiguram como mais reais do que a própria identidade.

/
Ficha artística:
Igor Gonçalves

/
Locais, datas e horários de apresentação::
CAAA - Guimarães
Até 26 de outubro de 2019
2º - 6ª, 12h – 19h
sábados – 15h – 19h

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada Livre

/
Contactos da entidade promotora:
CAAA - Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura
Rua Padre Augusto Borges de Sá - Guimarães
253 088 875
geral@centroaaa.org
www.centroaaa.org