De 14 de setembro até 2 de novembro Exposição "CUADERNO DE EJERCICIOS" de Luis Camnitzer no HANGAR | Lisboa

Artes visuais
De 14 de setembro até 2 de novembro Exposição "CUADERNO DE EJERCICIOS" de Luis Camnitzer no HANGAR | Lisboa

O HANGAR - Centro de Investigação Artística, inaugura no dia 13 de setembro, sexta-feira, às 19h, CUADERNO DE EJERCICIOS, o projeto que assinala a primeira apresentação individual em Portugal do artista uruguaio, histórico da Arte Concetual e impulsionador do Conceptualismo Global - Luis Camnitzer.

Sinopse:
A exposição de Camnitzer acontece no HANGAR após a recente retrospetiva HOSPICE OF FAILED UTOPIAS (2018/19) no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, em Madrid, e constitui uma oportunidade ímpar para acompanhar o trabalho do artista no contexto Europeu. Camnitzer desloca-se a Lisboa para a apresentação do projeto e durante a inauguração pública estão programadas uma conversa e visita-guiada com o artista e o curador Bruno Leitão.
CUADERNO DE EJERCICIOS é uma série iniciada em 2011, que Camnitzer prossegue com apresentações em diferentes suportes e contextos, e composições que resultam sempre imprevisíveis. O trabalho concretiza-se com a participação dos visitantes, que são convidados a seguirem instruções e a dar resposta a exercícios intervindo diretamente nas paredes. No HANGAR serão expostos 18 exercícios constituídos por enunciados na língua materna do artista – o Espanhol, e elementos aleatórios, por vezes ilustrativos. Num dos exercícios pede-se: Existem doze passos entre a infelicidade e a felicidade. Como descreveria cada uma dessas etapas?
Camnitzer foi uma referência central na criação do programa artístico que orienta o HANGAR e apresentar o artista em Portugal é uma antiga ambição de Bruno Leitão, curador responsável pelo programa de exposições e co-fundador do espaço, que finalmente se concretiza. Luis Camnitzer é um artista, pensador e educador cuja influência é fundamental para muitos artistas, teóricos e curadores. O seu corpo de trabalho e o alcance geográfico intimidador dos seus escritos sobre a história da arte conceitual foram fundamentais para uma perceção mais ampla das implicações políticas do conceitualismo, escreve o curador na apresentação do projeto, que também destaca pelo carácter participativo: o público é convidado a participar, a opinar, a intervir criticamente (…) na própria instalação do artista.
Entre setembro e outubro o espaço de exposição será ativado por um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de Participação do HANGAR e dirigidas a participantes dos 6 aos 14 anos (MINI-HANGAR), dos 15 aos 25 anos e a grupos de escolas, mediante reserva e pré-inscrição. Estes ateliers lúdico-pedagógicos serão centrados nos exercícios de Camnitzer e nos conceitos de pedagogia, arte e educação também presentes na sua obra itinerante O MUSEU É UMA ESCOLA (2009 até ao presente), com o subtexto - O artista aprende a comunicar. O público aprende a fazer conexões, que tem sido instalada em fachadas de importantes museus como o Guggenheim em Nova Iorque, Jumex na Cidade do México e Museu de Arte de Ponce em Porto Rico.
A exposição estará patente até 2 de novembro e pode ser visitada de quarta-feira a sábado entre as 15h e as 19h.

/
Ficha artística:
Sobre Luis Camnitzer
Nasceu em 1937 na Alemanha, a sua família emigrou para o Uruguai quando tinha um ano de idade e em 1964 mudou-se para Nova Iorque, onde vive até hoje. Professor emérito da Universidade do Estado de Nova Iorque foi também curador de artistas emergentes no Drawing Center e em 1999 organizou com Jane Farren e Rachel Weiss a exposição GLOBAL CONCEPTUALISM: POINTS OF ORIGIN 1950S-1980S no Queens Museum of Art. A exposição teve como objetivo contar uma história mais inclusiva e contra-hegemónica do nascimento e desenvolvimento do conceptualismo em todo o mundo. Entre a extensa bibliografia de Camnitzer, o livro Conceptualism in Latin American Art: Dialectics of Liberation (2007, University of Texas Press) enfatiza o alcance político do contributo da arte conceptual da América Latina e questiona a separação entre arte e política ao usar as ações de guerrilha do grupo Tupamaro no Uruguai como exemplo de prática proto-conceptualista.
Referências adicionais:
Wikipedia
Alexander Gray Associates
Reina Sofía
Guggenheim

/
Locais, datas e horários de apresentação:
HANGAR - Centro de Investigação Artística - Lisboa
CUADERNO DE EJERCICIOS, de Luis Camnitzer
14 de setembro a 2 de novembro | Quarta a sábado, 15h às 19h - entrada gratuita
13 de setembro às 19h - inauguração

/
Contactos da entidade promotora:
HANGAR - Centro de Investigação Artística
Rua Damasceno Monteiro, 12 - 1170-112 Lisboa
https://hangar.com.pt
communication@hangar.com.pt
facebook
instagram