Ciclo de Palestras “A minha história da Dança", 14 e 21 novembro \ 5 e 12 dezembro, pelo Forum Dança e O Rumo Do Fumo, Lisboa

Dança
Ciclo de Palestras “A minha história da Dança", 14 e 21 novembro \ 5 e 12 dezembro, pelo Forum Dança e O Rumo Do Fumo, Lisboa

VeraMantero ©JoaoTuna

O ciclo de palestras A Minha História da Dança é um projecto desenvolvido pelo Forum Dança e O Rumo do Fumo, estruturas financiadas pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes. Programa no âmbito do contrato-programa com a Câmara Municipal de Lisboa / Direcção Municipal da Cultura, Divisão da Rede de Bibliotecas.

Sinopse:
“Todos nós, bailarinos, coreógrafos ou performers, recebemos de alguma maneira e por alguma via, mais académica ou mais autodidacta, uma ideia da História da Dança, ou da História das Artes Performativas, da qual nos sentimos "descendentes" (e talvez nos sintamos descendentes de várias Histórias ao mesmo tempo!). Houve certamente criadores coreográficos ou cénicos que nos fizeram entender a arte que fazemos da forma como a entendemos hoje. Cada um tem uma ideia específica de como essa História se desenrolou, e para cada um há determinados criadores e determinados movimentos e correntes artísticas que contribuíram para configurar a ideia de dança que tem e pratica e que, de alguma forma, está respondendo a essa História. Estas palestras dar‐nos‐ão a oportunidade de conhecer a História da Dança que cada um criou dentro de si." - Vera Mantero

Participaram em "A Minha História da Dança": Ana Borralho & João Galante, André Lepecki, Clara Andermatt, Francisco Camacho, Gil Mendo, Gustavo Ciríaco, Jennifer Lacey, Jeroen Peeters, João Fiadeiro, Joclécio Azevedo, La Ribot, Lia Rodrigues, Lisa Nelson, Loïc Touzé, Madalena Victorino, Mark Tompkins, Meg Stuart, Miguel Pereira, Nadia Lauro, Rui Horta, Sofia Dias & Vitor Roriz, Vânia Rovisco, Vera Mantero.

/
Locais, datas e horários de apresentação:
SÓNIA BAPTISTA – 14 novembro \\ 18h30 \\ Biblioteca Camões, Lisboa
Nasceu em Lisboa. É formada em Dança Contemporânea pelo Fórum Dança. Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo Ministério da Cultura por Haikus (o seu primeiro trabalho). Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres. No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da dança, performance, música, literatura, teatro e vídeo. Trabalha também em direcção de movimento e dramaturgia. Para além de textos e poemas em várias publicações, tem já seis livros editados. Colabora com a Companhia Nacional de Bailado, com o Fórum Dança e a Escola Superior de Teatro e Cinema em projectos pedagógicos. Dos seus últimos trabalhos destaca In the Fall the Fox / E na Queda Raposar (Festival Temps d’Images, 2014), A Falha de Onde a Luz (2015), Assentar Sobre a Subida das Águas (Festival Alkantara, 2016), Querer do Corpo, Peso (São Luiz, 2017) e Triste In English From Spanish (Culturgest, 2019). Ao longo do seu percurso artístico o seu trabalho foi apoiado pelo Ministério da Cultura/Secretaria de Estado da Cultura/DGArtes, Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de Cultura. Apresentou-se em vários festivais e teatros em Portugal e no estrangeiro. É Artista Associada da AADK Portugal.

OLGA RORIZ – 21 novembro \\ 18h30 \\ Biblioteca Camões, Lisboa
Bailarina e coreógrafa portuguesa formada em Dança pela Escola de Dança do Teatro Nacional de S. Carlos e pela Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.
Foi 1.ª bailarina e coreógrafa do Ballet Gulbenkian, diretora artística da Companhia de Dança de Lisboa, tendo fundado a sua própria companhia, Companhia Olga Roriz, há 24 anos.
O seu vasto reportório, constituído por mais de 90 obras tem sido distinguida com variados prémios, nacionais e estrangeiros. Pela sua carreira foi condecorada com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique – Grande Oficial pelo Presidente da República (2004). A Universidade de Aveiro atribui-lhe o Doutoramento Honoris Causa por distinção nas Artes.

VERA MANTERO – 5 dezembro \\ 18h30 \\ Biblioteca Camões, Lisboa \\ Palestra no âmbito do programa O Rumo do Fumo - 20 anos
Vera Mantero estudou dança clássica com Anna Mascolo e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Tornou-se um dos nomes centrais da Nova Dança Portuguesa, tendo iniciado a sua carreira coreográfica em 1987 e mostrado o seu trabalho por toda a Europa, Argentina, Uruguai, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA e Singapura.
Desde 2000 dedica-se também ao trabalho de voz, cantando repertório de vários autores e co-criando projectos de música experimental.
Em 1999 a Culturgest organizou uma retrospectiva do seu trabalho até à data, intitulada “Mês de Março, Mês de Vera”. Representou Portugal na 26ª Bienal de São Paulo 2004, com Comer o coração, criado em parceria com Rui Chafes. Em 2002 foi-lhe atribuído o Prémio Almada (IPAE/Ministério da Cultura) e em 2009 o Prémio Gulbenkian Arte pela sua carreira como criadora e intérprete.

MIGUEL PEREIRA – 12 dezembro \\ 18h30 \\ Biblioteca Camões, Lisboa \\ Palestra no âmbito do programa O Rumo do Fumo - 20 anos
Estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Dança, em Lisboa. Foi bolseiro em Paris (Théâtre Contemporain de la Danse), em Nova Iorque, com uma bolsa do Ministério da Cultura, e em Amesterdão.
Como intérprete trabalhou, entre outros, com Filipa Francisco, Francisco Camacho e Vera Mantero.
Como criador destaca os trabalhos “Antonio Miguel”, com o qual recebeu o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte do Ministério da Cultura e uma menção honrosa do prémio Acarte/Maria Madalena Azeredo Perdigão (2000), “Notas Para Um Espectáculo Invisível” (2001), Data/Local (2002), “Corpo de Baile” (2005), “Karima meets Lisboa meets Miguel meets Cairo”, uma colaboração com a coreógrafa egípcia Karima Mansour (2006), “Doo” (2008), “Antonio e Miguel”, uma nova colaboração com Antonio Tagliarini (2010), “Op. 49” (2012), “WILDE” (2013) uma colaboração com a mala voadora, “Repertório para Cadeiras, Figurinos e Figurantes” (2015) para o Ballet Contemporâneo do Norte, “Peça para Negócio” e “Peça feliz” (2017), e “Let’s get global” (2019) criado no âmbito da comemoração dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães.
O seu trabalho tem sido apresentado em toda a Europa, Brasil, Uruguai e Chile, e é professor convidado em diferentes estruturas nacionais e internacionais. Desde 2000, é artista associado d’O Rumo do Fumo.

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada livre

/
Contactos das entidades promotoras:
Forum Dança
Espaço da Penha
Tv. do Calado 26 B, 1170-070 Lisboa
92 510 35 96 |  21 342 89 85
forumdanca@forumdanca.pt | www.forumdanca.pt

O Rumo Do Fumo
Espaço da Penha
Tv. do Calado 26 B, 1170-070 Lisboa
91 208 35 84 | 21 343 16 46
info@orumodofumo.com | www.orumodofumo.com