20 novembro 2019 a 15 fevereiro 2020 Exposição "No One Gives A Mosquito’s Ass About Trabalho De Preto", pela HANGAR, Lisboa

Artes visuais
20 novembro 2019 a 15 fevereiro 2020 Exposição "No One Gives A Mosquito’s Ass About Trabalho De Preto", pela HANGAR, Lisboa

Nástio Mosquito

Sinopse:
"No.One.Gives.A.Mosquito’s.Ass.About.Trabalho.De.Preto” é uma exposição expandida que integra uma instalação audiovisual composta por nove soundscapes, um programa semanal de sessões áudio intitulado “No.One.Gives.A.Mosquito’s.Ass.About.Visions”, distribuição de autocolantes e folhetos, performances e colaborações que podem acontecer de forma mais ou menos espontânea, num projeto que Nástio Mosquito mantém aberto à participação de outros artistas, performers e músicos.
No HANGAR em Lisboa, mas que poderia ser em Luanda ou Brasília, o título surge como uma provocação e confronta-nos com as conotações negativas da expressão “trabalho de preto” - racista, esclavagista, estereótipo étnico depreciativo, entre outras -, e, paralelamente, agencia-a fator de unificação. Porque, como expõe Nástio Mosquito, o desafio é “falar com todos os pretos loiros, pretos morenos, pretos acromáticos, pretos das redes sociais, pretos com suposta representatividade, pretos que todos os dias acordam com a vontade interior de serem resoluções de problemas...”. O atual projeto prossegue “No.One.Gives.A.Mosquito’s.Ass.About.Us”,  o universo de trabalho que o artista estreou em maio de 2019, com uma série de performances ao vivo que foi apresentada no âmbito do programa de abertura oficial da 58ª Bienal de Arte de Veneza, então com a derivação “No.One.Gives.A.Mosquito’s.Ass.About.Our.Performance”.
A partir da palavra “mosquito”, o artista encetou uma pesquisa de base autobiográfica que explora perceções sobre o inseto com que partilha o sobrenome, identificando as valorações e impactos mais nefastos que este pode ter como: “não são uma preocupação Europeia”. O universo de Mosquito toma a forma de performances, instalações, podcasts, exposições ou de qualquer outra experiência multissensorial que apoie a “exploração política dos nossos sonhos” e a sua pesquisa sobre o que realmente preocupa as pessoas. Criar “oportunidades de encontro” e “entendimentos sobre capacidades que são interdependentes”, constituem condições prioritárias para o que Mosquito descreve como a “necessidade de cuidar” (to care), expressa no manifesto que expande agora até Lisboa: “Não é possível comprometermo-nos com algo que nos preocupa sem impactar o mundo. Vamos impactar o mundo porque nos preocupamos”.

/
Ficha artística:
Nástio Mosquito

/
Locais, datas e horários de apresentação:
HANGAR, Lisboa
20 novembro | 20h
Inauguração da Exposição com o artista

PROGRAMA PÚBLICO:
28 novembro | Quinta-Feira | 21-22h
Nástio Sessions
6 dezembro | Sexta-Feira | 21-22h
Nástio Sessions
10 dezembro | Terça-Feira | 21-22h
Nástio Sessions
17 dezembro | Terça-Feira | 21-22h
Nástio Sessions

/
Informação sobre bilheteira:
Entrada Gratuita

/
Contactos da entidade promotora:
HANGAR, Centro de Investigação Artística
Rua Damasceno Monteiro, 12 - 1170 – 112 Lisboa
93 415 51 00
communication@hangar.com.pt | https://hangar.com.pt/exhibitions/