Até 8 dezembro Exposição "Adaptação e Transição", pela Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto, Museu do Douro \ Peso da Régua

Fotografia
Até 8 dezembro Exposição "Adaptação e Transição", pela Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto, Museu do Douro \ Peso da Régua

Ana Guimarães, 2019

Sinopse:
""Adaptação e Transição" pretende contribuir para o debate sócio-ecológico no domínio da cultura visual, apoiada na urgência de se desenvolverem novas formas de relacionamento humanos-natureza, que suportem a estabilidade do meio ambiente e da biodiversidade.
De que forma mobilizações artísticas como esta podem operar nesta conjuntura de grandes contradições, desafiando a necessidade emergente de políticas e ações que questionem as estruturas da governação global, que continuam a promover estratégias ecologicamente insustentáveis?  Como diagnosticar esta “crise do nosso tempo” para além do pessimismo que tem caracterizado este estado de passividade global? Qual é a “respons-ability” que queremos incentivar neste contexto de emergência?
Para se continuar nesta caminhada evolucionária de Adaptação, é preciso desenvolver novas relações equilibradas entre espécies que determinem a sobrevivência e estabilidade do planeta; neste processo de  de Transição é urgente implementarem-se estratégias mais eficazes de renovação social e ambiental. Estas tarefas que nos implicam a todos, exigem re-imaginar outros modelos colaborativos e apoiar re-orientações perceptuais abertas a outras formas de sentir.
Este grupo de artistas com distintas formações, revelam-nos diferentes perspectivas na abordagem das questões ecológicas, sejam espirituais, sociais ou políticas. As diversas propostas, envolvem fotografia, som e vídeo, formando um campo estético rizomático de figuras adaptadas e em transição. A experiência que se pretende atingir não tenciona ser ideal nem definitiva, mas apenas um convite a estabelecer outros níveis de interconectividade, novas possibilidades de significado que se mantém, naturalmente, em aberto.

/
Ficha artística:
Artistas: Chana de Moura, Cláudio Reis, Dinis Santos, Duae Collective, Lisa Hoffmann

/
Local, data e horário de apresentação:
Galeria Ramos Pinto, na sede do Museu do Douro
Até 8 de dezembro 2019

/
Contactos da entidade promotora:
Ci.CLO Bienal Fotografia do Porto
Rua Conde Vizela, 12 - 4050-639 Porto
223 233 873 | geral@ciclo-bienal.org | ciclo-bienal.org