7 dezembro Lançamento do livro “Teatro Plástico – 20 anos”, Porto

Teatro
7 dezembro Lançamento do livro “Teatro Plástico – 20 anos”, Porto

Sinopse:
"A assinalar duas décadas de trabalho de uma companhia que tem marcado a cena teatral portuguesa com um percurso inconfundível e independente, o livro/álbum “Teatro Plástico - 20 Anos” permite fazer um balanço e retrato não só desta estrutura de criação mas também da vida teatral e cultural portuguesa dos anos 90 do sec. XX ao momento presente.
Espelhando a natureza transversal e experimental da companhia esta é uma obra multiforme e que cruza o tradicional álbum fotográfico/monográfico com a antologia estética, o livro biográfico, o ensaio teórico, o catálogo de arte, o roteiro urbano e o programa de espectáculos.
Ele percorre todos os projectos e espectáculos do Teatro Plástico entre 1995 e 2015 e destaca os principais autores e dramaturgias e as principais linhas de acção da companhia, centradas em quatro grandes áreas e na relação entre Palavra Vs. Imagem - Corpo Vs. Espaço.
Iluminando as principais áreas de actividade e identidade estética da companhia, este livro conta com ensaios originais de diversos teóricos das áreas do teatro, literatura, estética e filosofia, e incide particularmente na estética Site-Specific, nas dramaturgias contemporâneas e alternativas, no teatro político, na performance e instalação, e nas ligações entre o universo das artes plásticas e das artes do palco. Com textos em português e Inglês, 600 páginas e cerca de 1800 imagens, este livro faz o levantamento global de um projecto pluridisciplinar e o retrato de 20 anos de trabalho nas dimensões artística, teórica, técnica e humana."
Edição Afrontamento
Apoio Ministério da Cultura/DGArtes

Ficha artística:
Apresentação por: Francisco Alves (Teatro Plástico); José Carlos Alvarez (Museu do Teatro e Dança); Maria João Vasconcelos (MNSR); Prof. Carlos França (ESEP); Arq. José Luís Tavares; Prof. Maria de Fátima Lambert (ESEP); Prof. Rui Carvalho Homem (FLUP)

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Museu Nacional Soares dos Reis, Rua D. Manuel II, 44, 4050-342 Porto
223 393 770 | divulgacao@mnsr.dgpc.pt
7 dezembro 2019 | 16h

/
Informação sobre bilheteira:
Gratuito - Entrada livre
Publico em geral

Informações, reservas e encomendas através de teatroplastico@gmail.com

/
Contactos da entidade promotora:
Teatro Plástico
Rua Dr. Barbosa de Castro, 60 – 4º, 4050-090 Porto
teatroplastico@gmail.com
http://teatroplastico.blogspot.com