6 e 7 dezembro estreia "Manual da Falla" a partir Hamlet ex-Machina de Heiner Muller, co-produção Ana Rocha & Cão Danado, Porto

Teatro
6 e 7 dezembro estreia "Manual da Falla" a partir Hamlet ex-Machina de Heiner Muller, co-produção Ana Rocha & Cão Danado, Porto

Sinopse
"“Manual da Falla” surge na continuidade do trabalho de pesquisa e criação que Ana Rocha tem vindo a elaborar desde 2011, em torno da performatividade da linguagem e da sua potencial presença física. A linguagem, verbalizar o valor da linguagem como elemento de transformação, transposição do espaço-tempo e da imagem de liminalidade existente na história contemporânea e no espaço performativo, são as diretrizes que irão guiar a decomposição desta presença, Hamlet, para de algum modo relevar a(s) figura(s) central(ais) - a mulher e a voz feminina, geradoras e curadoras desses espaços de mediação e cultura, que se manifestam num espaço político e em cada ser humano. “Manual da Falla” inspira-se na obra musical do compositor espanhol do séc. XX, Manuel de Falla, na obra “Hamlet ex-Machina” de Heiner Müller, na obra “Hamlet” de Shakespeare e nas várias versões contemporâneas desta figura masculina, Hamlet. O que ela representa, agora?"
Ana Rocha

Bio
Ana Rocha (Porto, 1982) é produtora, curadora, coreógrafa, performer, dramaturga e às vezes escritora. Estudou História da Arte, Arte Contemporânea e Artes Visuais em diferentes instituições portuguesas. Tem colaborado na produção de diversos festivais, como o Festival da Fábrica, Alkantara Festival e Serralves em Festa - Museu de Arte Contemporânea. Fez parte das seguintes estruturas: SoopaOOPSA (associação cultural sem fins lucrativos para a música experimental), Arco da Velha (associação cultural sem fins lucrativos), e faz parte da Cão Danado & Cia (associação cultural sem fins lucrativos para o teatro contemporâneo). Co-dirigiu MEZZANINE (associação cultural sem fins lucrativos para as artes performativas - 2009 a 2017). Estreou em Fevereiro de 2017 a criação “Stabat Mater Furiosa” (Jean-Pierre Simeon), pelo Cão Danado & Cia, em coprodução com o Teatro Municipal do Porto.

/
Ficha Artística:
Direção artística: Ana Rocha
Cocriação e interpretação: Eliana Veríssimo, Leonor Keil e Sara Barbosa, Maria João Luís, Albano Jerónimo e Davis Freeman (participações especiais)
Espaço cénico e figurinos: Ana Rocha
Sonoplastia: Pedro Augusto
Desenho de luz: Luís Silva
Vídeo: Diogo Tudela e Sofia Arriscado
Apoio ao vídeo e à fotografia: Patrícia Barbosa
Direção de produção: Pedro Barbosa
Produção executiva: Nuno Eusébio
Coprodução: Teatro Municipal do Porto - Rivoli . Campo Alegre, Cão Danado
Apoios: Lipor, Churros e Farturas Studios, Museu da Cidade/Museu Romântico, REGGO - Wooden parts, Sobeber Unipessoal
Apoio à residência artística: Companhia Olga Roriz, Federação das Colectividades do Distrito do Porto
O Cão Danado é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e o Município de Famalicão.
Agradecimentos: Américo Castanheira e Luísa, Mariana Leite Soares

/
Local, data e horário de apresentação:
RIVOLI Palco do Grande Auditório
6 Sex 21h 7 Sáb 19h
9.00€ • 1.30h • >16

/
Contactos da entidade promotora:
O CÃO DANADO E COMPANHIA
Complexo industrial A Reguladora, Rua José Carvalho, 671
Vila Nova de Famalicão
geral@caodanado.com | https://caodanado.com/
https://www.facebook.com/Teatro-O-Cao-Danado-174698549229117/
https://www.instagram.com/cao_danado_cia/