27 março Teatro do Noroeste – CDV celebra Dia Mundial do Teatro em Casa

Teatro
27 março Teatro do Noroeste – CDV celebra Dia Mundial do Teatro em Casa

Salta Para o Saco / Teatro do Noroeste - CDV

Sinopse:
Pelo segundo ano consecutivo, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana assina a tradução para Língua Portuguesa da Mensagem do Dia Mundial do Teatro da UNESCO.
Promovida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), a mensagem de 2020 é da autoria do encenador e dramaturgo paquistanês Shahid Nadeem e incide sobre o caráter espiritual do teatro, sublinhando a forma como esta arte pode aproximar os seres humanos. 
O encenador e diretor artístico da companhia vianense, Ricardo Simões, fez a tradução das várias versões da mensagem, assim como da nota biográfica do autor. Em 2019, Tiago Fernandes, ator do Elenco Residente da companhia, fez também a tradução desta mensagem que, no dia 27 de março, é tradicionalmente lida em salas de teatro de todo o Mundo.
Apesar do atual contexto global, a Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, de Viana do Castelo, vai difundir um extenso programa do Dia Mundial do Teatro através das redes sociais. Durante o dia, e integrado na iniciativa O Teatro do Noroeste Em Sua Casa que, desde 16 de março e até 9 de abril, está a transmitir o vídeo de uma peça de teatro por dia, o Teatro do Noroeste - CDV vai publicar vídeos com a leitura da Mensagem realizados por atores da companhia que se encontram em teletrabalho.
A programação para o dia 27 de março inclui ainda a transmissão de três criações: Salta Para o Saco (2006), com encenação de Elisabete Pinto; Perdição (2017) com encenação de Fernando Gomes e A Estalajadeira (2018), com encenação de Ricardo Simões.
 
A iniciativa O Teatro do Noroeste Em Sua Casa tem tido grande repercussão social e, atendendo aos pedidos de muitos espetadores, o Teatro do Noroeste - CDV disponibilizou todos os espetáculos já transmitidos no canal do YouTube da companhia até, pelo menos, 9 de abril.  

/
Datas e horários:
27 março
Publicação em video de leitura da Mensagem Dia Mundial do Teatro - Autoria Shahid Nadeem (encenador e dramaturgo paquistanês) - 00h00
Elenco de honra e residente Teatro do Noroeste - CDV
Salta Para o Saco (2006), com encenação de Elisabete Pinto - transmissão do video do espetáculo - 10h
Perdição (2017) com encenação de Fernando Gomes -  transmissão do video do espetáculo - 14h30
A Estalajadeira (2018), com encenação de Ricardo Simões -  transmissão do video do espetáculo - 21h30

/
Contacto da entidade promotora:
Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana
Teatro Municipal Sá de Miranda
Rua Sá de Miranda - 4900-529 Viana do Castelo
258 823 259 | 967 552 988 
https://www.facebook.com/teatro.do.noroeste.cdv/​
http://centrodramaticodeviana.com