23 e 24 maio "Doença Branca", no facebook do Teatro Estúdio Fontenova

Teatro
23 e 24 maio "Doença Branca", no facebook do Teatro Estúdio Fontenova

Flávia Rodrigues Piątkiewicz

Sinopse:
Em 1937, Karel Čapek escrevia “Doença Branca”, onde uma pandemia, muito semelhante à que vivemos hoje em dia, assolava o mundo. Curiosamente, tendo origem também na China e infectando principalmente pessoas acima dos 45 anos. Como habitual nos seus trabalhos, a doença é usada como pano de fundos crítica política e social. Na altura, o contexto de uma Segunda Guerra Mundial assombrava a Europa, e assim se utilizava uma “praga” como meio para justificar certos fins. Pelo meio surge um médico que descobre a cura, mas se recusa a entregá-la livremente caso não se trave a guerra, decidindo tratar apenas os pobres até que quem tenha poder para decidir aja de forma diferente. 
Nesta encenação de excertos de “A Doença Branca”, reunimos intérpretes de diferentes localizações e origens (Brasil, Espanha/Canadá, Portugal, e República Checa). Assim como a pandemia é geral e global, também esta encenação o será. Assim como nos aconselham o “distanciamento social", executaremos o distanciamento físico. Assim como Čapek expunha a guerra e o conflito e, possivelmente até, as fragilidades de um sistema de saúde, também nós o faremos.
Não sabemos se é teatro, se é performance, se é cinema… é uma expressão, uma manifestação, uma re-ligação para criamos.  

/
Ficha artísitica:
Texto: Karel Čapek
Tradução: Eduardo Dias e Patrícia Paixão
Dramaturgia: Anna Luňaková, Eduardo Dias, Patrícia Paixão
Interpretação e Co-criação: Anna Luňakova, Carlos Pereira, Eduardo Dias, Fábio Nóbrega Vaz, Ines Adan, Lupe Leal, Patrícia Paixão
Co-produção: Teatro Estúdio Fontenova e Casa da Cultura
Operação Técnica: Leonardo Silva
Imagem e Design de Comunicação: Flávia Rodrigues Piątkiewicz
Duração aprox: 40 min.

/
Locais datas e horarios:
23 e 24 de maio (transmissão via Facebook, seguida de conversa com elenco em zoom, às 19h
Facebook Teatro Estúdio Fontenova
Facebook Casa da Cultura

/
Contactos da entidade promotora:
Teatro Estúdio Fontenova
Rua Doutor Sousa Gomes, 11 2900-188 Setúbal
265 233 299
92 771 83 86 | 96 733 01 88 | 96 686 14 76 
www.teatroestudiofontenova.com  

/
Nota da entidade promotora:
Não, não estava nos nossos planos. Mas havia vontade de fazer algo, de criar, de unir, de partilhar, de trazer também um pouco mais de sustentabilidade (uma gota) a quem a tem menos. E ali estava ele, como sempre, o Čapek a olhar para nós de volta e a responder-nos com uma distância de quase um século. Estrearemos este desafio feito com amor, alegria, entrega, reflexão e crítica… distantes fisicamente, mas muito próximos no coração. Quem quiser contribuir de forma solidária para esta “performance” online, o montante reverterá na totalidade para o elenco não fixo do Teatro Estúdio Fontenova. 
​IBAN: PT50 0036 0043 9910 0214 9720 3
Mb way: 927718386