Maratona I Ópera XXI, pela Ópera do Castelo Produções | 30 e 31 agosto, Lisboa

Música
Maratona I Ópera XXI, pela Ópera do Castelo Produções | 30 e 31 agosto, Lisboa

A Ópera do Castelo Produções apresenta Maratona I Ópera XXI no Operafest Lisboa: o novo Festival de Ópera na Cidade, nos dias 30 e 31 de agosto, às 21h30, no Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.

_
Sinopse:
Quatro das sete óperas selecionadas de jovens compositores portugueses, em criação absoluta, são apresentadas na sua forma final de espetáculo, avaliadas por um júri misto, composto por personalidades de várias áreas artísticas e ainda pelo público, afastando assim a ideia de ópera para um ninho especializado, sendo atribuído o prémio Carlos de Pontes Leça no valor de 5.000 euros, à ópera vencedora, sob forma de uma nova comissão, estimulando a composição de novo repertório, a emergência de novos talentos e um fortalecimento da relação da ópera de hoje com o público de hoje. Quatro breves óperas, com enredo empolgantes para emoções fortes.

In Memoriam Carlos de Pontes Leça

Contos da Criação: Adão
Música Pedro Finisterra
Libreto Nuno Cruz
Duração 20’
Este segundo episódio dos “Contos da Criação” ocorre após a separação dos portadores da chama divina, Adão e Lilith. Deus envia um anjo a Lilith, fugida do Éden, para a convencer a voltar a Adão, em vão. Deus cria então Eva a partir de uma costela de Adão, gerando um novo casal divino. Embora a nova relação espelhe a anterior, Eva, um eco da alma de Adão, não tem uma chama sua. Insatisfeito, Adão abandona o Éden, buscando Lilith.

Esta Ítaca que não encontro
Música e Libreto Diogo da Costa Ferreira
Duração 25’
Há um ciclope que reina despoticamente, procurando satisfazer os seus apetites mais obscenos. Há uma Penélope que não aguarda simplesmente, mas que é impelida pelo amor a avançar para a descoberta de Ulisses. Há uma deusa Atena que procura auxiliar o herói Ulisses, mas que não consegue ela mesma ser heroína da sua própria vida. Há um Ulisses que se faz Ulisses, que se torna herói, que inicia a viagem a descoberta e do Ser.

Eco-Arquipélago
Música João Ricardo
Libreto Tatiana Faia
Duração 21’
Num jardim no final do verão dois amantes reencontram-se para o que imaginam ser a última conversa que alguma vez terão. Vagamente inspirado em episódios das Metamorfoses de Ovídio, cruzam-se e reescrevem-se fragmentos dos mitos de Eco e Narciso, num tempo em que tudo é mediado pelas imagens que projetamos de nós próprios, que revemos e editamos até à náusea num jogo de aparências que muitas vezes disfarça o vazio.

O Tesouro
Música e Libreto Miguel Jesus
Duração 15’
Três irmãos, nobres e falidos, Rui, Guanes e Rostabal, inesperadamente encontram um cofre cheio de ouro. Rui elabora um plano em que Guanes irá comprar comida e bebida, assim como bolsas para transportar o ouro, mas durante a sua ausência Rui e Rostabal conspiram para o matar. Depois de o matarem, Rui mata Rostabal pelas costas e prepara-se para ficar com o tesouro. Mal sabia ele que Guanes lhes reservara uma surpresa...

Ficha artística e técnica:
Direção musical: Rita Castro Blanco
Direção cénica: António Pires
Cenografia e figurinos: Daniela Cardante
Desenho de luz: Anatol Waschke
Desenho de som: Ricardo Costa
Elenco:
Mariana Castello Branco, soprano
Rita Filipe, meio-soprano
Carlos Monteiro, tenor
Tiago Matos, barítono
Ensemble MPMP

Júri:
Catarina Molder (diretora artística)
Rui Vieira Nery (musicólogo)
António Chagas Rosa (compositor)
José Wallenstein (ator e encenador)

_
Locais, datas e horários:
30 e 31 de agosto de 2020, às 21h30
Jardim do Museu Nacional de Arte Antiga
R. das Janelas Verdes
1249-017 Lisboa

_
Bilheteira:
Preço dos bilhetes: 12,5 Euros (descontos aplicáveis)
Bilhetes disponíveis na BOL e na bilheteira do MNAA (entrada pela rua das janelas verdes) a partir de 2 horas antes dos espetáculos.
BOL: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/88764-maratona_i_maratona_opera_xxi_operafest_lisboa-museu_n_arte_antiga/
Abertura de portas às 20h45 e fecho às 21h25.

_

Mais informações:
www.operafestlisboa.com