Vortice Dance estreia "DEUS menino" na Noite de Natal (streaming)

Cruzamento disciplinar
Vortice Dance estreia "DEUS menino" na Noite de Natal (streaming)

Em DEUS menino “dança-se à luz de um presente incerto, a ideia de recomeço e de esperança no futuro”. A peça recria o ambiente de Natal, num contexto de pandemia, tendo como pano de fundo a Catedral de Santarém, a Sé de Castelo Branco, o Museu de Aveiro, Santa Joana, a Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa, a Igreja Matriz de Valongo, a Igreja Matriz de Idanha-a-Nova e ainda paisagens exteriores da aldeia de Monsanto, como a Rua do Castelo e miradouro. 

Produzido pela Vortice Dance Company, o espetáculo tem direção artística dos coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço e cruza várias áreas artísticas, destacando-se o videomapping, a dança e a música. 

Além dos bailarinos (Cláudia Martins, Rafael Carriço, David Silva, Bruno Paredes e Maria Barreto), o espetáculo conta com as participações dos músicos Custódio Castelo (Guitarra Portuguesas), Pedro Carneiro (Violino), Henk Van Twiller (Saxofone), Miguel Galaghar (Orgão), David Passetti Correia (Orgão) e ainda do Conservatório de Música de Santarém (Coro de Câmara), Tremessis (Filarmónica Idanhense), Coro da Paróquia de São Pedro de Lourosa e Adufeiras de Monsanto.
 
DEUS menino vai ser transmitido em streaming, na Noite de Natal, às 22h30, no Facebook da Vortice Dance Company

 

SINOPSE

(Pela Vortice Dance Company)

Em cada igreja foram produzidas e gravadas cenas (interior / exterior), que captam a exuberância da arquitetura, animada com a cor e a luz da videografia, através da técnica de videomapping (projeção em edifícios,) em toda uma parte cénica que se alia à coreografia e à ação dos intérpretes no espaço. 

Neste processo criativo há um grupo central de bailarinos da Vortice Dance Company, David Silva, Bruno Paredes, Maria Barreto, Cláudia Martins e Rafael Carriço, que faz o link entre todos os locais e explora os diversos estados de espírito e sentimentos que temos de reavivar neste Natal. Dança-se à luz de um presente incerto, a ideia de recomeço e de esperança no futuro.

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro, a companhia fez-se à estrada, numa tour nacional nas cidades e igrejas selecionadas, num processo que superou adiamentos, mudanças de última hora e chuvas torrenciais.

Segundo o diretor artístico e coreógrafo Rafael Carriço  “de cada residência artística, resulta uma parte da obra artística final, ou, se quisermos, uma peça do puzzle. No fundo, várias peças em formato de short movie, que posteriormente, através da união de todos os momentos, culminam na obra/ filme final DEUS menino”.

Para esta obra, os criadores inspiraram-se no nascimento de Jesus e na essência mais íntima da mensagem de Natal: o Amor. Um sentimento transversal a todos os Natais e que não pode ser esquecido neste, mesmo que vivido em plena pandemia.

Deus menino fala do Amor sob forma de afeto, o Amor sob foma de cuidado, o Amor sob forma de altruísmo, o Amor sob forma de gesto e o Amor sob forma de arte, num projeto artístico que se sublima pela união de vários artistas. 

Os responsáveis artísticos e diretores da Vortice Dance Company, convidaram artistas locais de prestígio nacional e internacional como é o caso de Custódio Castelo, na guitarra portuguesa, em Castelo Branco, Henk Van Twiller no saxofone, em Aveiro, Pedro Carneiro, violinista que também atuou na cidade de Aveiro, David Passetti Correia, organista titular da Catedral de Santarém, Miguel Galaghar, organista na Igreja Matriz de Valongo, Quarteto As Adufeiras de Monsanto, Tremissis Grupo de Música de Câmara da Filarmónica Idanhense, Coro de Câmara do Conservatório de Música de Santarém e o Coro da Paróquia de São Pedro de Lourosa.

Uma equipa da SIC acompanhou a Vortice Dance Company em todo o processo criativo do projeto DEUS menino, trabalho que resultou na reportagem especial intitulada “Paredes que confessam”, apresentada pela SIC no dia 18, às 21h30.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção artística: Cláudia Martins e Rafael Carriço
Coreografia e videografia: Cláudia Martins e Rafael Carriço
Bailarinos: David Silva, Bruno Paredes, Maria Barreto, Cláudia Martins, Rafael Carriço
Músicos: Custódio Castelo (Guitarra Portuguesas), Adufeiras de Monsanto, Pedro Carneiro (Violino), Henk Van Twiller (Saxofone), Miguel Galaghar (Orgão), David Passetti Correia (Orgão), Conservatório Música de Santarém (Coro de Câmara), Tremessis (Filarmónica Idanhense), Coro da Paróquia de São Pedro de Lourosa
Equipa Técnica: Nuno Martins, Paulo Formiga, José Gaspar, Vasco Verdasca
Produção: Vortice Dance Company
Agênciamento: Cherry Blossom
Apoios: Município de Oliveira do Hospital, Município de Santarém, Município de Aveiro, Município de Idanha-a-Nova, Município de Castelo Branco, Município de Valongo

 

CONTACTOS

+351 93 481 60 86
vortice.dance@gmail.com

 

MAIS INFORMAÇÕES

www.vorticedance.com
www.facebook.com/vorticedancecompany
www.instagram.com/vortice_dance_company

 

 

A Vortice Dance Company é uma estrutura artística apoiada pela DGARTES.