Ciclo de Performances do teatromosca com 3 espetáculos online, 11 a 13 março

Teatro
Ciclo de Performances do teatromosca com 3 espetáculos online, 11 a 13 março

Ato Invisivel ©Vera Francisco

Descrição:
Atendendo às linhas gerais que orientam a programação da companhia para o biénio 2020-2021, propõe-se aqui uma série de diferentes abordagens a conceitos que, de algum modo, se poderão relacionar com os vetores principais que orientam o Ciclo “Desafiar Fronteiras” que aqui se expõe. Através de um ciclo dedicado à performance serão apresentados espetáculos nacionais e internacionais bem como multidisciplinares que deverão desafiar as fronteiras geográficas e da(s) arte(s) nas suas mais diversas formas de expressão mas não só…
O Ciclo Performance divide-se em duas temporadas. A primeira temporada com três espetáculos no mês de março em modo streaming e a segunda temporada com quatro espetáculos presenciais no mês de maio.
Os espetáculos desta temporada são Ensaio Nu; produção Catarina Real e Ângelo Cid Neto, Branco; produção Sofia Ribas e Ato Invisível; produção Sezen Tonguz.
 


Ensaio Nu; produção Catarina Real e Ângelo Cid Neto
[Ensaio Nu]
Se alguém pensar alto: consegue habitar nesse pensamento? Se alguém pensar alto na direção de outro alguém: consegue criar terreno nesse pensamento? 
Todas as casas exigem um solo. Se eu digo age o teu pensamento move-se? Se tu danças agir o meu pensamento escreve-se? 
O pensamento está enterrado na terra 
Há espaço entre a casa e o solo 
Há espaço entre o pensamento e a terra 
Há espaço o eu e o tu 
Se alguém pensar muito rápido – quase sem pensar – a casa, o solo, o pensamento e a terra ao mesmo tempo: eu e tu conseguimos ser entre-nós? Ou rebatemos tudo: a casa, a rebater no pensamento para nos dar a dimensão da terra; e a terra a rebater na casa para nos dar a visão do pensamento? Se alguém pensa: consegue não pensar? 
Entre tudo, um entre: a cada entre, um exercício de tradução. A cada tradução um enlace, a cada pensamento uma nudez. Hoje ensaiamos juntos.

_
Ficha artística:
Criação e Interpretação: Catarina Real e Ângelo Cid Neto | Apoios: Companhia Instável, Fórum Dança e Apple Ton Square

_
Local, data e hora:
Transmissão em direto para a plataforma Live Stage da Ticketline, a partir do AMAS – Auditório Municipal António Silva (Cacém)
11 março > 21h [quinta-feira]
 


Branco; produção Sofia Ribas
[Branco]
Medeia, não a como conhecemos, de Eurípides. A Medeia cujas lágrimas ainda não correm. O corpo absorve-as e torna-as em sangue. O pobre do seu corpo é tomado pela sua própria tristeza. Chorará sangue, um dia.
Medeia, não pura, é lavada dos seus pecados. Dos seus e dos outros. A loucura do crime não vem do seu corpo ensanguentado. Até agora, Medeia só conhecia tristeza. Só depois, descobre loucura. Tal como a morte, agora toda ela é branco. Branco de lixívia. Lixívia que queima, que fere, mas que não cura. Medeia cujas lágrimas queimam.
Um branco cinzento no seu coração. Tão cinzento onde guarda as cinzas de quem já foi. Quem é tocado por Medeia, petrifica e torna-se pó. Pó cinzento. Pote guardado no seu peito. A mãe de cinzas. Medeia cujo leito foi queimado.

_
Ficha artistica:
Direção, criação e interpretação: Sofia Ribas |Confeção de figurinos: Sofia Ribas | Maquilhagem: Rute Santana | Sonoplastia, Vídeo, Voz off: Sofia Ribas | Desenho de luz: Vasco de Campos | Operação de som/luz: Vasco Ferreira e Ricardo de Campos

_
Local, data e hora:
Transmissão em direto para a plataforma Live Stage da Ticketline, a partir do AMAS – Auditório Municipal António Silva (Cacém)
12 março > 21h [sexta-feira]
 


Ato Invisível; produção Sezen Tonguz
[Ato Invisível]
Territórios que nunca pisamos antes estão na ponta dos dedos. Os limites entre o que nos pertence e onde pertencemos tendem a mudar de um minuto para o outro. Formamos um corpo coletivo que pertence a várias origens, idiomas, geografias e nações que recompõem continuamente o nosso ecossistema. Ato invisível reflete a natureza das nossas menores ações e os seus efeitos no mundo em que vivemos e convida-nos a refletir sobre uma ecologia do agora com ênfase na efemeridade da existência humana na Terra. O solo e o corpo da performer compõem uma tela de paisagens em constante mudança e esculpem um terceiro corpo em movimento. O solo torna-se a extensão do corpo e cobre tudo. Devir-se solo. Devir-se terra.

_
Ficha artística:
Conceção, Direção Artística, Interpretação Sezen Tonguz | Assistência Artística e Fotografia Vera Francisco | Residências de Criação Tanzquartier Wien, Buitenwerkplaats | Apoios Kultur Kontakt Austria, Tanzquartier Wien | Agradecimentos Özlem Alkış, Walter Heun, Marko Milic, Müge Olacak

_
Local, data e hora:
Transmissão em direto para a plataforma Live Stage da Ticketline, a partir do AMAS – Auditório Municipal António Silva (Cacém)
13 março > 21h [sábado]

 

/
Informação sobre Bilheteira:
6,50€ (preço único)
Passe Ciclo Performance (passe de acesso aos 7 espetáculos do Ciclo): 15,15€ 
Bilheteira online espetáculo individual:  https://livestage.ticketline.pt/show/ato-invisivel 
Bilheteira online Ciclo Performance: https://ticketline.sapo.pt/assinatura/passe-7-concertos-53636 
Classificação etária | M/6
Duração dos espetáculos | 40m aprox. 

/
Contactos:
Associação Cultural teatromosca
AMAS – Auditório Municipal António Silva
Shopping Cacém, Rua Coração de Maria, nº1. 2735-470 Cacém
(+351) 963 403 255 / geral@teatromosca.com