“Jacques ou a Submissão”, de Eugène Lonesco, Ensemble – Sociedade de Actores, 8 abril, online

Teatro
“Jacques ou a Submissão”, de Eugène Lonesco, Ensemble – Sociedade de Actores, 8 abril, online

Créditos: Ricardo Pinto

"Eugène Ionesco é um autor incontornável da dramaturgia europeia, reconhecido em todo o mundo. Considerado, com Beckett, um dos principais representantes do Teatro do Absurdo, tornou-se num dos autores mais representados em todo o mundo. Iniciou a sua carreira com uma série de peças em 1 acto que surpreenderam pela sua irrealidade, obsessão e humor grotesco. Através de uma escrita delirante, Ionesco tentava construir com rigor maníaco um teatro de boulevard em adiantado estado de decomposição. 
Além de ridicularizar as situações mais banais, as suas peças retratam de uma forma tangível a solidão do ser humano e a insignificância da sua existência. Em Jacques ou a submissão, Ionesco arrisca um peculiar drama familiar: narra a história de Jacques, preso num universo de convenções sociais, incapaz de se adaptar às regras do jogo. Oprimido pela família, que lhe impõe uma determinada “conceção” de vida, no meio de chantagens, ameaças e repressões, Jacques anseia pela liberdade numa sociedade que lhe diz o tempo todo o que fazer e como fazer. 

Com um enredo bizarro e um discurso nonsense, mostrando as personagens em situações surreais, com elementos de humor, loucura, histeria e irracionalidade, Ionesco evidencia a falta de sentido da existência humana e das convenções sociais. Profundamente inquietante é o uso da linguagem, das frases que as pessoas dizem julgando dizer alguma coisa, mas que são, sobretudo, instrumentos de poder. Através dela, assiste-se à transformação de uma atmosfera familiar de burlesco risível numa apoteose do grotesco moderno. 
Ionesco chama a nossa atenção para o facto de vivermos num mundo apocalíptico que afastou os valores culturais e a identidade individual em prol da satisfação dos instintos animais".  

(Ensemble – Sociedade de Actores)


FICHA ARTÍSTICA:

Tradução – Alexandra Moreira da Silva
Encenação e cenografia – Jorge Pinto
Música e Desenho de Som - Ricardo Pinto 
Desenho de Luz - José Álvaro Correia
Figurinos – Bernardo Monteiro
Interpretação – Emília Silvestre, António Parra, Bárbara Pais, João Cravo Cardoso, Filomena Gigante, João Paulo Costa, Clara Nogueira, Miguel Eloy e Gabriela Leão.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Teatro Carlos Alberto / TNSJ
8 de abril às 21h – emissão em Live streaming
9, 10 e 11 disponível online
Espetáculos com público presencial: de 28 de abril a 2 de maio (quarta a sexta às 19h, sábados e domingos às 11h)
geral@ensembledeactores.com


BILHETEIRA 

Teatro Carlos Alberto. Rua das Oliveiras, 43 | Porto. 4050-449 Porto. Contactos. Site: http://www.tnsj.pt. Email: geral@tnsj.pt. Telefone: 223401900 / 223401910.
Linha verde 800 10 8675 (Número grátis a partir de qualquer rede)
bilheteira@tnsj.pt

Maiores de 12 anos


MAIS INFORMAÇÕES

www.ensembledeactores.com
Facebook.com/ensembledeactores

 


Ensemble – Sociedade de Actores é uma estrutura artística apoada pela DGARTES.