Sinfonietta de Ponta Delgada, pela Quadrivium – Associação Artística, 3 abril, online

Música
Sinfonietta de Ponta Delgada, pela Quadrivium – Associação Artística, 3 abril, online

Imagem: SCHMID, Julius - Beethoven’s Walk in Nature

“No ano em que a Sinfonietta de Ponta Delgada comemora a sua primeira década de existência, a temporada de 2021 abre com o regresso ao Teatro Micaelense e com uma das obras mais aclamadas de Ludwig van Beethoven – a Sinfonia Pastoral. Sob a direção musical do jovem maestro Amadeu Resendes, este concerto integra as comemorações dos 475 anos da elevação de Ponta Delgada a cidade e será transmitido nas redes sociais e website da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

A Sexta Sinfonia de Beethoven é batizada de “Pastoral” fruto da inspiração que o compositor foi buscar à natureza e à vida campestre. Esta sinfonia ganha especial destaque quando comparada ou contraposta à sua “irmã” – a Quinta Sinfonia. E dizemos “irmã” precisamente porque ambas foram acabadas no mesmo ano (embora a Sexta tenha sido composta ao longo de seis anos) e estreadas no mesmo concerto, em Viena, sob a direção do próprio Beethoven. Contudo, segundo o maestro e musicólogo John Eliot Gardiner, estas são verdadeiras antíteses. Embora possamos encontrar nas duas sinfonias praticamente os mesmos instrumentos, o seu caráter é completamente distinto e é notória a diferença nas fontes de inspiração que alimentaram o seu nascimento. É caso para dizer que são como duas faces da mesma moeda, ou dois “alter-ego”.
    
No início do século XIX ainda não se haviam visto tantas abordagens deste género como encontramos na atualidade, pelo que antes de Beethoven tivemos Haydn, Rameau e Knecht a compor algo alusivo à natureza, e, claro, Antonio Vivaldi, com as suas Quatro Estações. No entanto, esta música de Beethoven é tudo menos apenas descritiva. Aliás, o próprio escreve no manuscrito desta obra que a Sinfonia Pastoral é uma “memória da vida campestre (mais expressão do que pintura)”. Contudo, Beethoven vai além dos Allegros, Andantes e Prestos que são mais convencionalmente associados aos andamentos de obras musicais e atribui a cada um dos cinco andamentos desta sinfonia a descrição de um evento ou sentimento campestre. Por exemplo, o primeiro andamento fala-nos do “Acordar de sentimentos felizes à chegado ao campo”. Já o terceiro chama-se “O feliz encontro de pessoas do campo” e o quinto “A canção do pastor”. Pelo meio destes, encontramos a “Cena no riacho”, onde o fluir da água é eximiamente descrito pelo embalo das cordas, e a “Tempestade”, onde são mais que evidentes as fúrias e intempéries da mãe-natureza. É, talvez, curioso que os três últimos andamentos são feitos sem qualquer interrupção entre eles, o que é algo bastante incomum para uma obra desta altura e que confere ao seu final uma sensação quase epopeica. No fundo, a Sexta Sinfonia de Ludwig van Beethoven é quase como o recordar de uma viagem campestre, um sonho que tem tanto de bucólico como de impetuoso, escrito pela pena de um nome maior de toda a história da música.
    
Estreando-se a dirigir a Sinfonietta de Ponta Delgada estará Amadeu Resendes. Também ele natural de Ponta Delgada, o jovem maestro está ligado à Quadrivium – Associação Artística e à Sinfonietta desde a sua fundação, como músico da orquestra ou solista e orientando estágios de jovens músicos. A sua formação musical começou no Conservatório Regional de Ponta Delgada e prosseguiu na Escola Profissional Metropolitana, em Lisboa. Mais tarde, ingressa a Academia Nacional Superior de Orquestra e a Escola Superior de Música de Lisboa. Paralelamente ao seu percurso violetístico, estudou direção de orquestra com os maestros Jean-Marc Burfin, Jan Wierzba e Jean Sébastien Béreau”.

 FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Sinfonietta de Ponta Delgada
Amadeu Resendes, direção musical
Produção Executiva | Ana Carvalho
Produção | Amâncio Cabral, Ana Vilela
Assistentes de Produção | Ana Oliveira, Catarina Raposo, Lívio Dias, Luís Viveiros, Miguel Oliveira, Pedro Carvalho
Comunicação | Amadeu Resendes

LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

3 de abril de 2021, 21h00
Redes sociais e website da Câmara Municipal de Ponta Delgada

MAIS INFORMAÇÕES

https://quadriviumaa.wixsite.com/quadrivium/
www.cm-pontadelgada.pt

Este concerto é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada que conta com a produção da Quadrivium - Associação Artística e com o apoio da DGARTES.