CONTRA-PAREDE inaugura 1ª exposição itinerante dia 10 abril, Tavira

Cruzamento disciplinar
CONTRA-PAREDE inaugura 1ª exposição itinerante dia 10 abril, Tavira

@National Geographic

CONTRA-PAREDE é um projeto de exposições itinerante, promovido pela Efabula, que terá lugar em várias zonas do país.

Descrição:
Contra-parede apresenta em diálogo as obras dos artistas Ana Vidigal, Nuno Nunes-Ferreira e Pedro Gomes. Partindo de uma discussão alargada em torno da parede — nomeadamente, grutas pré-históricas, fachadas dos edifícios das civilizações antigas, igrejas cristãs desde a Idade Média, fresco medieval, trompe-l’oeil renascentista, muro de Berlim, murais de cariz político e grafito —, como lugar privilegiado para a intervenção no espaço público, os artistas propõem, de diferentes modos, questionar o espaço arquitetónico em que as obras são apresentadas. Considerando, simultaneamente, o espaço social, histórico, cultural e político em que os equipamentos museológicos se inserem, as obras promoverão um diálogo frutífero sobre o papel da arte junto das comunidades locais em que se apresentam. 
Ana Vidigal, atendendo às questões domésticas e feministas do seu trabalho, desenvolveu obras que implicam um humorístico sentido político e que indagam o debate pertinente entre os domínios público e privado. Nuno Nunes-Ferreira, com recurso ao seu imenso arquivo de jornais e revistas, realizou um mural que alude às questões políticas do Estado Novo e a prevalência da liberdade onde a voz e o discurso individual se encontram como um bem comunitário. Pedro Gomes apresenta desenhos por módulos, imagens que se podem estender como papel de parede, que confrontam o espaço arquitetónico através de representações dos dispositivos históricos museográficos recorrentes entre o século XIX e o cubo branco do século XX.
Adicionando o prefixo “contra” a “parede” recorre-se ironicamente à contradição para infringir um confronto com as instituições que se erguem através das estruturas arquitetónicas e dos seus significados de poder. De facto, ao cobrir a parede e ao ocupar a quase totalidade do espaço expositivo, as obras apresentadas no projeto Contra-parede conquistam espaço de visibilidade que, através da intervenção ativa dos artistas e do público como espectadores informados, se revelam espaços subvertidos de contra-poder.
Hugo Dinis

/
Ficha artística e tecnica:
Artistas
Ana Vidigal
Nuno Nunes-Ferreira
Pedro Gomes
Curadoria
Hugo Dinis
Comunicação
Marta Rema
Gestão do sítio
Miguel Leal
Parceiro média
Umbigo
Organização
efabula
Projeto Financiado pela República Portuguesa - Cultura | DGARTES - Direção-Geral das Artes
Agradecimentos
Elisabete Martins, Lucinda Correia, Mário Soares, Rui Dias Monteiro, Sílvia Guerra, Susana Castelo

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria
10.04.2021 - 10.07.2021 / Terça a sábado | 9:15 - 16:30
Encerra domingos, segundas e feriados
Calçada da Galeria
8800-306 Tavira
museumunicipaldetavira.cm-tavira.pt
museu@cm-tavira.pt / 281 320 540

/
Informações sobre bilheteira:
Entrada livre
Público em geral

/
Acessibilidade:
O museu tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

/
Contactos
projetocontraparede@gmail.com
instagram
facebook

/
Link para site:
http://www.contra-parede.pt/