“Pensar as Imagens/A History of Nothing”, com Rodrigo Amado, 24 abril, online

Fotografia
“Pensar as Imagens/A History of Nothing”, com Rodrigo Amado, 24 abril, online

© Rodrigo Amado

A plataforma de criação Cão Danado promove a terceira sessão do Ciclo de Conversas online "Pensar as Imagens/A History of Nothing", com Rodrigo Amado, no dia 24 de abril, às 16h00, no ZOOM.


HISTORY OF NOTHING

Em "A History of Nothing ", a sua mais recente série fotográfica, Rodrigo Amado toma como referência uma citação do músico, compositor e activista José Mário Branco: "A única coisa que vislumbro é que é preciso começar tudo de novo, mais uma vez, e é preciso começar pelo que está perto, pelo que está em baixo, no chão. É um trabalho muito mais a partir das questões biológicas, animais, da sobrevivência, do medo, do prazer, das questões básicas."

Partindo de uma reflexão artística que é, assumidamente, um 'work in progress', Rodrigo Amado, músico e fotógrafo, junta sob o mesmo signo todo o trabalho desenvolvido no período de 2017 / 2018 - um disco e uma série fotográfica, ambos intitulados "A History of Nothing". Após 6 anos sem expor, período durante o qual desenvolveu intensa actividade musical, esta nova fase da sua obra aponta agora para um necessário regresso às raízes, ao essencial, ao orgânico. Para este projecto, com imagens captadas em 2017 por todo o território dos Estados Unidos, Amado viajou e fotografou, durante 5 semanas, numa 'road trip' partilhada com o fotógrafo António Júlio Duarte. Conduziram de Las Vegas a New Orleans, passando pelos estados de Nevada, Califórnia, Arizona, Colorado, Novo México, Oklahoma, Arkansas, Louisiana e Texas.

(Cão Danado)


Biografia
Rodrigo Amado

(N. Lisboa, 1964)
Recebe a sua primeira máquina fotográfica aos 18 anos, uma Kodak Instamatic, tendo desenvolvido desde cedo um forte fascínio pela fotografia.
Na década de 80, frequenta um curso de iniciação à fotografia na escola ARCO, em Lisboa.
Durante anos, fotografa família, amigos e viagens, tendo por base uma sólida educação estética herdada, por um lado, do seu pai, o pintor Manuel Amado, por outro, da sua mãe, Teresa Amado, a primeira a inaugurar uma loja de design italiano em Portugal, a L6.
Em Setembro de 2001 funda a editora Clean Feed, juntamente com Pedro Costa e Carlos Costa, totalmente dedicada à edição de projectos na área do jazz contemporâneo, editora que é hoje considerada internacionalmente como uma das três mais importantes de todo o mundo. A partir de então, intensifica a actividade fotográfica e realiza fotos para dezenas de cds, cartazes e posters da editora - Paul Dunmall, Bernardo Sassetti, Carlos Barretto, entre outros. Vê muitas das suas fotografias publicadas em jornais como o Público, o Expresso ou o Diário de Notícias.
Com uma Nikon FM2, realiza em 2002 aquele que pode ser considerado o seu primeiro projecto fotográfico (inédito), registo em slide 35mm de uma viagem de 45 dias entre São Francisco e New Orleans, com passagem por Los Angeles, San Diego, Baja Califórnia (México), Santa Fé, Amarillo e Memphis.
Em 2006 participa num workshop de portfólios da Kameraphoto, onde trava conhecimento com António Júlio Duarte, com o qual inicia uma longa colaboração criativa que se mantém até hoje e que dá origem à sua primeira exposição individual de fotografia, “Close, Closer”.
Por ocasião da exposição no Museu da Electricidade, publica “Un Certain Malaise” (Documenta), o seu primeiro livro de fotografia, com textos de Gonçalo M. Tavares.
Sendo reconhecido internacionalmente como um dos principais nomes do jazz de vanguarda Europeu, com uma extensa discografia e artigos publicados sobre a sua música em publicações de referência como o Village Voice, nos Estados Unidos, a The Wire, no Reino Unido, ou a Folha de São Paulo, no Brasil, Amado desenvolve uma forte ligação entre música e fotografia, ligação que ganha particular significado na edição dos albuns “Surface”, dedicado a Stephen Shore, “Searching for Adam”, cujos concertos no grande auditório da Culturgest e na Casa da Música integraram a projecção de imagens da série fotográfica com o mesmo nome, ou “A History of Nothing”, a sua mais recente série fotográfica.
Pare este último projecto, apresentado num espectáculo na Culturgest, em Outubro de 2019, Amado reuniu uma série de imagens captadas em 2017 por todo o território dos Estados Unidos - imagens de plantas, rochas, paisagens desérticas ou pedaços de terra onde a presença do homem é precária. Durante uma viagem de 5 semanas, partilhada com o também fotógrafo António Júlio Duarte, conduziu de Las Vegas a New Orleans, passando pelos estados de Nevada, Califórnia, Arizona, Colorado, Novo México, Oklahoma, Arkansas, Louisiana e Texas.
“A History of Nothing” toma como referência uma citação do músico, compositor e activista José Mário Branco: "A única coisa que vislumbro é que é preciso começar tudo de novo, mais uma vez, e é preciso começar pelo que está perto, pelo que está em baixo, no chão. É um trabalho muito mais a partir das questões biológicas, animais, da sobrevivência, do medo, do prazer, das questões básicas."
Exposições individuais
2018 Dirt – Mupi Gallery, Maus Hábitos, Porto
2012 Un Certain Malaise – Museu da Electricidade, Fundação EDP, Lisboa
2010 East Coasting – Museu da Imagem, Braga
2009 East Coasting – Módulo, Centro Difusor de Arte, Lisboa
2008 Searching for Adam – Módulo, Centro Difusor de Arte, Lisboa
2008 Close, Closer – Quase Galeria, Espaço T, Porto
2007 Close, Closer – Kameraphoto, K Galeria, Lisboa
Exposições colectivas
2019 The Old the New and the Crooked – Cristina Jorge de Carvalho Showroom, Lisboa
2018 A Política das Imagens – Espaço Público, Centro Histórico, Guimarães
2013 Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil – Museu Metropolitano de Arte de Curitiba
2012 Private Lives – Centro Cultural de Cascais
2009 Early American – Módulo, Centro Difusor de Arte, Lisboa


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

24 de abril de 2021, às 16h00, na plataforma ZOOM com transmissão para o facebook: www.facebook.com/ocdanado

Link no Zoom: https://us02web.zoom.us/j/87069399867...
ID: 87069399867
Senha de acesso: 201236


Para dar continuidade a esta atividade e caso queira fazer um donativo pode fazê-lo a partir do nosso Mbway ou transferência bancária: 

Mbway: 913 053 190
IBAN: PT50 0035 0748 00007957930 08


MAIS INFORMAÇÕES

www.caodanado.com

 

 

 


A plataforma de criação Cão Danado é apoiada pela DGARTES.