"O Punho", pela Escola de Mulheres, 22 abril, Seixal

Teatro
"O Punho", pela Escola de Mulheres, 22 abril, Seixal

© Valério Romão

A Escola de Mulheres – Oficina de Teatro apresenta "O Punho", no dia 22 de abril, às 20h30, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.


SINOPSE

Na derradeira peça de Bernardo Santareno (1980), O Punho, o motor central da ação é a luta de classes no contexto da Reforma Agrária no Alentejo. As duas personagens principais – a camponesa Maria do Sacramento e a latifundiária D. Mafalda são, simultaneamente, protagonistas e antagonistas. Duas mulheres fortíssimas em lados opostos da barricada e que são das mais belas e comoventes personagens do teatro português. A ação passa-se no antes, durante e depois da Reforma Agrária – 3 anos. Este período marcante e fraturante da história de Portugal dos anos 70 e que, atualmente, quase se tornou um tabu, é aqui transposta para a cena teatral sem maniqueísmos, ressalvando a humanidade das personagens levadas a agir pelo seu sentido de classe, pelo sofrimento e pelos afetos. Um Coro trágico vai sublinhando ou suscitando a ação à maneira dos Gregos.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Texto a partir de “O Punho” de Bernardo Santareno 
Versão cénica: Fernanda Lapa 
Espaço cénico e figurinos: Fernanda Lapa, Marta Lapa e Ruy Malheiro 
Direção artística: Marta Lapa e Ruy Malheiro 
Música: Janita Salomé 
Intérpretes e cocriadores: Maria d’Aires, Margarida Cardeal, André Levy, Marta Lapa, Vitor Alves da Silva, André Leitão, Hugo Nicholson e Ruy Malheiro 
Desenho de luz: Paulo Santos 
Execução cenográfica (seara de trigo): Marta Fernandes da Silva 
Fotografia: José Manuel Marques 
Design gráfico: Luísa Pires Barreto 
Registo e edição vídeo: José Manuel Marques 
Operação técnica: Ricardo Brito Diniz 
Assistência de cenografia: Sabrina Martinho e Yvette Barthels 
Direção de produção e comunicação: Ruy Malheiro Assistente de produção: Telma Grova

Apoios: SPA – Sociedade Portuguesa de Autores | AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada Câmara Municipal de Lisboa MDM – Movimento Democrático de Mulheres PCP - Partido Comunista Português
Agradecimentos: Sandra Benfica, Sérgio Moras, Ricardo Trindade, Maria da Luz Cruz, Miguel Soares


BILHETEIRA

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal) No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. A bilheteira do Auditório Municipal abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início. Bilheteira Online: https://ticketline.sapo.pt/evento/o-punho-53951 Preço: 6 euros (50 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal)


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/14


MAIS INFORMAÇÕES

www.escolademulheres.com

 

 

 


A Escola de Mulheres – Oficina de Teatro é apoiada pela DGARTES.