Exposição “Circle Navel Nil”, Maumaus / Lumiar Cité, 24 abril [INAUGURAÇÃO] > 27 junho, Lisboa

Artes visuais
Exposição “Circle Navel Nil”, Maumaus / Lumiar Cité, 24 abril [INAUGURAÇÃO] > 27 junho, Lisboa

Imagem: Loretta Fahrenholz, A Trip to the Sea, detalhe, 2021. Cortesia da artista e de Maumaus / Lumiar Cité

Na sua primeira exposição individual em Portugal, a decorrer no espaço Lumiar Cité, a artista plástica e cineasta Loretta Fahrenholz apresenta a estreia do último vídeo, produzido em colaboração com K8 Howl e Jak Ritger (TRLLM) para um concerto da artista e compositora norte-americana Kim Gordon (Sonic Youth, Body/Head). 

O vídeo mostra uma colagem de cenas de rua rodadas em diversos estados norte-americanos, tornando-se no cenário de fundo para uma série de fotografias captadas durante a sua residência artística organizada pela Maumaus no verão de 2020. As imagens do ecrã plasma que apresenta o vídeo e as fotografias de médio e grande formato fundem-se numa instalação cujo impacto se manifesta tanto no interior como no exterior da galeria. 
 
As fotografias são criadas a partir de uma técnica que Fahrenholz tem vindo a desenvolver no seu trabalho, fragmentando os motivos, neste caso um grupo de mulheres jovens, até ao extremo do irreconhecível. Aliada ao título da exposição, esta desconstrução faz referência a aspetos da história da arte e às rápidas mudanças nas condições sociais nas duas primeiras décadas do século XX. O próprio título é inspirado no poema “Hell's Wisdom” da artista dadaísta Elsa von Freytag-Loringhoven que, à semelhança da pintura de vanguarda, explorou a fragmentação, a alteração da perspetiva e a dissolução corpórea nos seus textos. O poder das fotografias de Fahrenholz reside na combinação de motivos semi-abstratos e de média e grande escala, reminiscentes do expressionismo, e nas referências subtis a um período de trauma coletivo, turbulência e alienação, que se estende do passado até aos nossos dias. 

(Associação Maumaus)


LORETTA FAHRENHOLZ | BIOGRAFIA

Loretta Fahrenholz vive e trabalha em Berlim. As suas exposições individuais recentes incluem: “A Decade that Exploded”, n.b.k. (Berlim, 2021); “Rubber Breasts Willing to Bring Teacups and Roll Away Fire and Bombs”, Company Gallery (Nova Iorque, 2020); “Small Habit Revolution”, mumok (Viena, 2018); “Two A.M.”, Stedelijk Museum Amsterdam (2016); “Drei Frauen”, Kunsthalle Zürich (2015); “kbo-Isar-Amper-Klinikum”, Midway Contemporary Art (Minneapolis, 2015). As suas inúmeras exposições coletivas incluem os seguintes espaços: Fundación Banco Santander (Madrid); Kunsthalle Bern; MoMA PS1 (Nova Iorque); KW Institute for Contemporary Art (Berlim); Hammer Museum (Los Angeles); Kunsthaus Hamburg; e White Columns (Nova Iorque).


FICHA TÉCNICA

Artista plástica: Loretta Fahrenholz
Direção artística: Jürgen Bock


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO 

24.04. – 27.06.2021 | Exposição
Lumiar Cité
Rua Tomás del Negro, 8A
1750-105 Lisboa


BILHETEIRA 

Entrada livre.
Covid-19: Lotação máxima de quatro visitantes em simultâneo. Uso obrigatório de máscara de proteção. 


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/12


CONTACTOS 

Maumaus 
Avenida António Augusto de Aguiar, 148 - 3.º C, Lisboa
T. +351 21 352 11 55
E. maumaus@maumaus.org

MAIS INFORMAÇÕES

www.maumaus.org

 

 


A Maumaus / Lumiar Cité é uma estrutura artística financiada pela DGARTES.