BEAT WITH OUT BYTE - (un)learning Machine / MãoSimMão, 21 e 22 maio, Coimbra e Almada

Música
BEAT WITH OUT BYTE - (un)learning Machine / MãoSimMão, 21 e 22 maio, Coimbra e Almada

Foto: Mário Rainha Campos

“BEAT WITH OUT BYTE - (un)learning Machine é o novo disco do pianista e compositor Simão Costa,editado pela Cipsela Records.
Dividido em duas partes, explora uma característica musical particular: o pulso. Ciclos, batimentos, repetições em processo de homeostase; um processo de regulação através do qual um organismo consegue manter o seu equilíbrio, caracterizado pela sua estabilidade e também pela sua imprevisibilidade.
Na primeira parte fermentam batimentos que resultam da luta de amplitudes de frequências quase iguais. A segunda parte desdobra-se em ecos de música para dançar, porventura ondas de choque das variadas colaborações deste músico com coreógrafos ao longo dos últimos anos.
Neste jogo, todos os sons são acústicos, produzidos a partir de cordas do piano e ímanes colocados sobre elas, e são capturados do ar em vibração. Cada faixa foi gravada “de fio a pavio”, num só “take”, sem cortes nem edição.
Desenham-se múltiplos pontos de observação minuciosa do instrumento, conciliando novas e velhas formas de excitar cordas de piano. Celebra-se, por um lado, o piano como instrumento de percussão, por outro, abre-se o seu potencial de ressonância por indução, ao colocar as cordas a vibrar sem lhes bater.
O profundo conhecimento do piano, que recebe a dedicação apaixonada de Simão Costa, revela uma reflexão alargada sobre as relações contemporâneas entre homem e máquina. A partir do piano, o músico saboreia os meandros mecânicos e eletromagnéticos de ambos”.

(MãoSimMão – associação cultural)


BILHETEIRA

Salão Brazil, Coimbra: Bilhetes disponíveis através de ticketline
Convento dos Capuchos, Almada: entrada gratuita


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Salão Brazil, Coimbra, 21 de Maio, 19h
Convento dos Capuchos, Caparica - Almada. 22 de Maio, 19h
Musibéria, Serpa (data a anunciar)

 
Concerto no Convento dos Capuchos, Caparica, Almada (dia 22 Maio, 19h): integrado no programa MURAL 18

 


A MãoSimMão - associação cultural é apoiada pela DGARTES.