"Vozes de Mestres", por Geovana Jardim, 30 julho, Évora

Cruzamento disciplinar
"Vozes de Mestres", por Geovana Jardim, 30 julho, Évora

"Vozes de Mestres" regressa ao Alentejo com uma programação internacional e itinerante que percorrerá três municípios alentejanos. O evento terá lugar no dia 30 de julho, em Évora, no jardim anexo ao Armazém 8; no dia 7 de agosto, em Montemor-o-Novo, nas Oficinas do Convento; e no dia 25 de setembro, em Galveias, na Herdade Monte Torre de Sepúlveda.

O objetivo deste projeto, idealizado por Geovana Jardim, é receber no palco artistas da cultura popular e músicos contemporâneos, proporcionando um intercâmbio de saberes intergeracionais e a agregação de laços culturais entre Portugal e Brasil. A novidade da edição deste ano é a realização de oficinas de aprendizagem focadas no cante alentejano, no canto brasileiro e na colheita e pisa da uva.


PROGRAMA

Consulte o programa completo


CONTINUIDADE ENTRE PASSADO E PRESENTE

Geovana Jardim, idealizadora do Projeto Vozes de Mestres, conta que “ao viajar pelo Alentejo foi comum ouvir relatos de anciãos preocupados com a perda de memórias afetivas coletivas tão essenciais. As consequências deste fenômeno são muitas, mas, principalmente, o desaparecimento de modos de vida, das socializações locais e a sua substituição por um padrão cultural considerado hegemônico e excludente para a população idosa”.

Com o desejo de contribuir para a perpetuidade desta memória, Geovana Jardim decidiu trazer o Projeto Vozes de Mestres para Portugal, país onde está a realizar doutoramento em História e Filosofia da Ciência, com especialidade em Museologia, com enfoque na preservação do patrimônio cultural imaterial de países lusófonos. Segundo ela, “o verão é uma época especial, sendo os festejos dos santos populares a inauguração de um período de muitas apresentações culturais. Infelizmente, ainda estamos a viver um momento estranho, em decorrência da pandemia, mas é preciso não sucumbir. Acredito na vitalidade e no potencial criativo de cura que a arte tem, por isso é imprescindível dar vozes aos mestres e mestras da tradição”, salienta.


SOBRE O VOZES DE MESTRES

Projeto surgiu em 2008 e apoiou a formulação de políticas públicas para as culturas populares, promoveu diálogos entre artistas ajudando a fortalecer e evidenciar a beleza da cultura popular brasileira. Ao longo destes anos o Vozes de Mestres aconteceu em vários formatos, mas em geral conta com apresentações de grupos tradicionais populares, concertos, debates, oficinas, exposições fotográficas e, este ano, ocupou também o espaço virtual por meio de lives no facebook e instagram. No Brasil, marcou presença em todas as regiões e também já aconteceu em Espanha, Cabo Verde e Polónia. Em 2019, decorreu a primeira edição do projeto em Portugal, em parceria com o jornalista e criador da webrádio CBF, Carlos Ferreira, e a AMArT - Associação Musical, de Artes e Tradições de Alcáçovas. Nesse sentido, esta edição proporcionou um tipo de reinvenção com o intuito de proporcionar aos participantes uma experiência regada a convivência íntima com a música, poesia e prova de vinhos, tudo isso no Alentejo central, cenário natural destas tradições. O Vozes de Mestres Itinerante tem apoio da DGARTES através do Concurso 2020 - Apoio a Projectos - Programação e Desenvolvimento de Públicos.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Vozes de Mestres Itinerante Portugal 2021 

Data/Local: 

30 de julho
Évora, no jardim anexo ao Armazém 8

7 de agosto 
Montemor-o-Novo, nas Oficinas do Convento

25 de setembro
Galveias, na Herdade Monte Torre de Sepúlveda. 


BILHETEIRA

Valor e aquisição de bilhete: 5 € - reservas através do email vozesdemestres2021@gmail.com ou telemóvel 934 448 525
*Atividade com lotação limitada e em cumprimento com as recomendações da DGS


MAIS INFORMAÇÕES

vozesdemestres.com

 

 


"Vozes de Mestres" é um projeto apoiado pela DGARTES.