RETORNO, pela Associação Juvenil C.U.M.E, 27 novembro, Arganil, [ESTREIA]

Cruzamento disciplinar
RETORNO, pela Associação Juvenil C.U.M.E, 27 novembro, Arganil, [ESTREIA]

Retorno será apresentado pela primeira vez nos próximos dias 27 e 30 de novembro, em Arganil, no Auditório da Cerâmica Arganilense, e em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, sob a forma de um concerto multimédia pelos/as músicos/as Inês Luzio, Inês Malheiro e Tiago Candal e pelo documentarista João Valentim. Estas duas datas marcarão a estreia física deste projeto que terá também, a partir do próximo mês de dezembro, um espaço digital próprio.  

___________________
Retorno é sobre diferentes regressos. O regresso às memórias da efeméride dos incêndios de outubro de 2017, do que desapareceu e do que mudou. Mas, acima de tudo, o regresso físico aos lugares transformados pelo fogo, a um território que se regenera, ainda em luto.
A partir de um trabalho de pesquisa sobre o território e a população do concelho de Arganil, região onde o despovoamento e o défice de recursos financeiros e materiais têm contribuído para a ocorrência de grandes incêndios florestais nas últimas décadas, Retorno procura estimular a reflexão e discussão dentro e fora das comunidades locais sobre possibilidades de ação mais sustentáveis.

Retorno é um projeto artístico interdisciplinar que cruza a criação e a performance musical com o vídeo. Iniciado em julho de 2019, colaboraram na sua criação, numa primeira fase, o ensemble Ruby the Grap! – Inês Luzio e Eva Sulai e o documentarista João Valentim. A partir de janeiro de 2020, a direção artística do projeto ficou a cargo de Inês Luzio e João Valentim, e a criação e interpretação musical dos/as músicos/as Inês Luzio, Inês Malheiro e Tiago Candal.

Produzido pela Associação Juvenil C.U.M.E. em parceria com o Município de Arganil, o projeto Retorno conta com o apoio da Direção-Geral das Artes através do Programa de Apoio em Parceria – Programa de Revitalização do Pinhal Interior 2019, e do Centro Nacional de Cultura através do programa de Bolsas Jovens Criadores 2019.   

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Direção artística
Inês Luzio 
João Valentim
Criação e interpretação

Música
Inês Luzio 
Inês Malheiro
Tiago Candal

Vídeo
João Valentim

Colaboração
Eva Sulai

Produção e logística
Associação Juvenil C.U.M.E.

Duração 
50min

Parceria 
Município de Arganil

Apoios 
República Portuguesa - Cultura /Direcção Geral das Artes, Centro Nacional de Cultura e Instituto Português do Desporte e Juventude, FEST – New Directors New Films Festival, d’Orfeu AC, A Escola da Noite e Teatro Cerca de São Bernardo, GrETUA, Interferência – Associação de Intervenção na Prática Artística e Escola-Estúdio RAIZVANGUARDA

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Auditório da Cerâmica Arganilense – Arganil – 27 de novembro (sábado) – 21h30
Teatro da Cerca de São Bernardo – Coimbra – 30 de novembro (terça-feira) – 21h30
 

/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Auditório da Cerâmica Arganilense [ARGANIL]
reserva nos locais habituais (Biblioteca Municipal e Piscina Municipal de Arganil)
Mais info: 235 200 135 / bib-arganil@cm-arganil.pt

Teatro da Cerca de São Bernardo [COIMBRA] 
ticketline.sapo.pt/evento/retorno-59547
Mais info: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt
Maiores de 6

/
LINK PARA SITE: 
facebook.com/retorno.projeto  
instagram.com/retorno.projeto/