Festival Imersivo, 19 e 20 fevereiro, Lisboa Incomum, Lisboa

Cruzamento disciplinar
Festival Imersivo, 19 e 20 fevereiro, Lisboa Incomum, Lisboa

O Festival Imersivo marca a abertura do novo Sistema Imersivo em forma de cúpula no Lisboa Incomum, com uma série de atividades concebidas para o mesmo, incluindo concertos, uma instalação sonora e uma exposição.

A programação começa no sábado (19 fevereiro 2022), com um concerto de música acusmática, com obras dos compositores Marta Domingues, Hugo Vasco Reis e Jaime Reis, concebidas especialmente para este sistema.

No domingo, o Lisboa Incomum recebe um concerto de vídeo-música com curadoria de João Pedro Oliveira, um dos mais conceituados compositores da atualidade, e professor na Universidade de Santa Barbara, Califórnia. Conta com obras de Jorge Sad Levi/Pablo Magne, Denis Miller, Chikashi Miyama e João Pedro Oliveira.

Ambos os concertos serão às 19h30.

Em exibição permanente estará a instalação sonora de Carlos Caires, “Lugares Invisíveis”, um espaço fortemente interativo em que o participante utiliza a sua mão para despertar e manipular um sistema sonoro multicanal em diálogo com uma componente imagética. As paisagens sonoras e visuais impelem à reflexão sobre o meio ambiente, diferentes níveis de poluição e a nossa relação com o planeta.

Também em exposição permanente, “Suitcase 11”, com curadoria de Francisco Barahona. É um projeto que contém obras de arte que circulam numa Mala de Viagem e residem temporariamente em vários festivais de arte na Europa, promovendo arte, artistas e criação artística em toda a Europa. A partir do centro de arte contemporânea EXIT11 em Grand-Leez, Bélgica, a mala viajou para o ARTIS 2021 - Festival de Artes e Ideias em Seia, organizado pela AAIS, no passado mês de maio. A 31 de julho, a mala viajou para a Moitamostra, organizada pelo GEIC em Castro Daire (Viseu). Também a Escola de Artes da Universidade de Évora recebeu a mala durante o Festival de Música Contemporânea, em outubro.

As exposições poderão ser visitadas nos dias 19 e 20 de fevereiro entre as 15h e as 19h.

O Festival Imersivo é uma iniciativa do Festival DME - Dias de Música Electroacústica. 


PROGRAMA

19 fev 22 | 19h30

Marta Domingues - Interstícios
Hugo Vasco Reis - Polyphonic Mass
Jaime Reis - Omnisciência é um Colectivo
Jaime Reis - Fluxus pas trop haut dans le ciel
Jaime Reis - Magistri Mei

20 fev | 19h30

Jorge Sad Levi/Pablo Magne - Lo Nuevo Es La Memoria Radiante Del Pasado
Denis Miller - Circles and Rounds
Chikashi Miyama - Piano Chimera
João Pedro Oliveira - Coalescence


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

19 e 20 fevereiro 2022 / 19h30
Lisboa Incomum
Rua General Leman 20 A
Lisboa


BILHETEIRA

Entrada gratuita (mediante reserva para o email lisboaincomum@gmail.com)


MAIS INFORMAÇÕES

www.festival-dme.org

 

 


O Festival DME - Dias de Música Electroacústica é apoiado pela DGARTES.