“Mentes que Sentem” pelo Chão de Oliva / Companhia de Teatro de Sintra, 7 maio, Sintra

DESCRIÇÃO
“Mentes que Sentem” é um espetáculo que reúne os testemunhos e as experiências de 16 mulheres participantes num projeto de arte participativa, com o objetivo de reduzir o estigma sobre transtornos mentais, tais como a depressão. Em palco, este grupo de atrizes não-profissionais partilha uma manta de histórias, emprestam as suas vozes umas às outras e narram as suas vivências.
Esta é a mais recente criação da Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva, que resulta do projeto de arte participativa “SenteMente – práticas artísticas sobre o bem-estar e saúde mental em mulheres”, realizado no âmbito do programa PARTIS & Art for Change. A estreia está marcada para dia 7 de maio, às 21h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
A encenação de “Mentes que Sentem” é de Susana C. Gaspar, a assistência de Paula Pedregal e o apoio na criação musical de Inês Silva, numa dramaturgia que pertence a todo o grupo.
Iniciado em fevereiro de 2021 na Tapada das Mercês, em Sintra, passaram por este projeto cerca de 30 mulheres, que participaram em sessões regulares de teatro e música e tiveram também contacto com outras práticas artísticas. Além destas sessões, o grupo foi-se conhecendo fora dos seus bairros, em idas a espetáculos de teatro e museus. Para a criação do “Mentes que Sentem”, partilharam as suas experiências relacionadas com a saúde mental, por via de improvisações teatrais e rodas de conversa.
“Este espetáculo reflete o espírito das sessões deste projeto, sendo visível o sentimento de união, partilha e cumplicidade entre estas mulheres. Fomos sempre procurando alguma leveza e brincadeira, mas o guião inclui também momentos de mais difícil partilha”, afirma a responsável artística do projeto e encenadora deste espetáculo, Susana C. Gaspar.
Cada sessão do SenteMente proporciona um espaço de expressão, criatividade e partilha, que ajuda estas participantes na sua autovalorização e desenvolvimento da sua voz artística e criativa, que tem tido consequências positivas para a melhoria do seu bem-estar.
Para além desta criação artística, está em curso a realização de um filme documental sobre o processo criativo, será publicado um livro com uma coletânea de alguns exercícios praticados e testemunhos e, ainda, promovida uma conferência sobre o projeto com o tema da arte e saúde mental, prevista acontecer entre outubro e novembro deste ano.
Este projeto é financiado e apoiado no âmbito da iniciativa PARTIS & Art For Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação "la Caixa” e pela Direção-Geral das Artes. O projeto junta parceiros como a Fundação Aga Khan, a associação Jangada d’ Emoções, a Câmara Municipal de Sintra, Santa Casa da Misericórdia de Sintra, Escola Superior de Educação de Lisboa, entre outros.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO
7 de maio de 2022, às 21h30.
Centro Cultural Olga Cadaval.
Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 2710-720 Sintra.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Encenação de Susana C. Gaspar, Assistência de Paula Pedregal e Apoio na criação de Inês Rodrigues da Silva.
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA
espetáculo p/ maiores de 14
Acesso livre, mas limitado à lotação disponível de 2 bilhetes por pessoa.
Reserva exclusivamente online mediante envio de email para bilheteira.ccoc@cm-sintra.pt
Pedido de bilhetes até 05/05/2022 às 15H00.
MAIS INFORMAÇÕES