Leituras encenadas "LIVROs XXI" pela Medida Anónima / 7 maio, Sever do Vouga

Teatro
Leituras encenadas "LIVROs XXI" pela Medida Anónima / 7 maio, Sever do Vouga

Bible of Borso d'Este

DESCRIÇÃO

"O projeto LIVROs, desenvolvido pelo coletivo AMANDA — que se dedica a investigar as potencialidades da criação literária, teatral, performativa e audiovisual em língua portuguesa —, é uma coleção de peças inéditas inspiradas em episódios bíblicos, a partir das quais são feitas leituras encenadas, edições e um espetáculo. Os textos do projeto são criados no âmbito de residências de escrita e experimentação em que os autores partilham ideias e métodos.

Durante os meses de maio e junho, a equipa do projeto LIVROs fará em Sever do Vouga, Vila Real, Santarém e Vigo a apresentação de um espectáculo, edição e leituras encenadas a partir de textos do coletivo de autores, com cocriação e interpretação de Diana Narciso, Marta Freitas, Nuno M Cardoso e Pedro Almendra, bem como de Afonso Santos, Ana Moreira, António Afonso Parra, João Melo, Jorge Palinhos, Jorge Louraço, Mafalda Lencastre, Margarida Carvalho, Pedro Mendonça.

Partindo de episódios bíblicos, LIVROs propõe-se investigar cénica e literariamente aquilo que a Bíblia ainda pode significar nos nossos dias. Ana Moreira encontrando na Bíblia vários exemplos da relação entre o ser humano e os animais, que permite explorar o domínio Antropocénico do mundo. António Afonso Parra leva Cristo ao divã de psicanálise. Bruno dos Reis polariza o Mensageiro com as telecomunicações e confissões. Jorge Louraço relaciona factos históricos com premonições e acontecimentos bíblicos. Jorge Palinhos pega nos episódios em que Deus massacra as suas criaturas para meditar sobre o valor da vida humana em tempos de sobrepopulação do planeta. Marta Freitas escreve a partir do episódio da ressurreição, para explorar as possibilidades de regeneração do planeta na forma da própria ressurreição divina. Rui Pina Coelho recria A Pastoral dos pobres de espírito que atravessam a Bíblia, discretos, mudos, doentes, sempre a precisar de um qualquer resgate. Vanesa Sotelo aborda o aniquilamento de Sodoma, relacionado com Edith e as filhas de Lot, para explorar a relação entre as mulheres e o patriarcado.

São fontes cénicas para a montagem do espetáculo os vários tipos de performance associados à Bíblia, sejam os atos de produção material (memorização, escrita, impressão, leitura, locução), sejam os atos de produção simbólica, rituais (liturgia, eucaristia, sacramento, sacrifício, holocausto, procissão, exorcismo, et cetera)." 


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

CAE de sever do vOuga - 7 de maio – 21h30

Teatro municipal de vila real – 21 de maio – 21h30

Teatro sá da bandeira, Santarém – 28 de Maio – 19h00

Instituto camões, VIGO – 10 de junho – 18h30


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Autores: Ana Moreira, António Afonso Parra, Bruno dos Reis, Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Marta Freitas, Rui Pina Coelho e Vanesa Sotelo

Direção artística: Nuno M Cardoso

Cenografia: Paulo Capelo Cardoso

Figurinos: Sara Miro

Som: Eliana Veríssimo

Luz e direção técnica: Luís Silva

Direção de produção: Luísa Osório

Produção executiva: Amarílis Felizes

Elenco: Diana Narciso, Marta Freitas, Nuno M Cardoso e Pedro Almendra (António Afonso Parra – vídeo; Afonso Santos, Ana Moreira, António Afonso Parra, João Melo, Jorge Palinhos, Jorge Louraço, Mafalda Lencastre, Margarida Carvalho, Marta Freitas, Nuno M Cardoso, Pedro Almendra, Pedro Mendonça - áudio)


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Contactos: medidanonima@gmail.com

Classificação etária: M 14


MAIS INFORMAÇÕES

www.facebook.com/medidanonima