Human Entities 2022: Conversa com Bram Büscher / 18 maio, Lisboa

Artes digitais
Human Entities 2022: Conversa com Bram Büscher / 18 maio, Lisboa

Human Entities: Bram Büscher

DESCRIÇÃO

Human Entities 2022: a cultura na era da inteligência artificial, 6ª edição

#NatureTruthPower: Política ambiental na era da pós-verdade e das plataformas digitais 

Como é que devemos partilhar a verdade acerca da crise ambiental? Num momento em que até os factos mais básicos sobre ecologia e clima são contestados e desprezados, os defensores do meio ambiente encontram-se num impasse. Alguns viraram-se para as redes sociais e para as tecnologias digitais para mudar a corrente. E se esta estratégia não for apenas ineficaz, como também perigosa?
Nesta apresentação, Bram Büscher mostra como a ação ambiental é transformada através da economia política das plataformas digitais e dos feeds algorítmicos que têm sido cruciais para o surgimento da política da pós-verdade. Baseando-se numa nova compreensão da pós-verdade como uma expressão de poder sob o capitalismo de plataforma, Büscher mostra como os agentes ambientais são mediadores entre as formas estruturais de poder de plataforma e a contingência das questões ambientais em lugares específicos. Central para a compreensão dessa mediação é a reconfiguração das relações entre natureza, verdade e poder no século XXI. Tudo isto resulta na necessidade de uma política ambiental que renove radicalmente a arte de dizer a verdade ao poder.

Bram Büscher

Bram Büscher é Professor e Diretor do Grupo de Sociologia do Desenvolvimento e Mudança na Universidade de Wageningen e Professor Convidado do Departamento de Geografia, Gestão Ambiental e Estudos de Energia da Universidade de Joanesburgo.

O seu trabalho de investigação e a sua escrita debruçam-se sobre economia política do ambiente, com enfoque na biodiversidade, conservação, novos media, digitalização e violência. Desenvolveu o conceito de Natureza 2.0, que se foca na economia política dos novos media e nas suas implicações para a participação na conservação da natureza,

Büscher é autor dos livros Transforming the Frontier: Peace Parks and the Politics of Neoliberal Conservation in Southern Africa (2013), co-autor, com Robert Fletcher, de The Conservation Revolution: Radical Ideas for Saving Nature Beyond the Anthropocene (2020) e The Truth About Nature: Environmentalism in the Era of Post-Truth Politics and Platform Capitalism (2021).

-

A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.

Integrado no evento Human Entities 2022: a cultura na era da inteligência artificial

Programa de conversas Maio – Junho 2022

Ver programa completo 


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO

LOCAL: Palácio Sinel de Cordes, Campo de Santa Clara, 142-145, 1100-474, Lisboa.

DATA: 18 de maio

HORÁRIO: 18h30


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Direção Artística: CADA (Jared Hawkey/Sofia Oliveira)
Organização CADA em parceria com a Trienal de Arquitectura de Lisboa
Estrutura financiada por: Direção-Geral das Artes
Apoios: Câmara Municipal de Lisboa, DINAMIA’CET (ISCTE-IUL) e  NOVA LINCS através de fundos da FCT.IP
Design: Marco Balesteros (LETRA)
Fotografia: Joana Linda
Som/Sound: LAMS


INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA

Entrada livre, mediante registo

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
+16


MAIS INFORMAÇÕES

www.cada1.net

https://brambuscher.com

https://www.ucpress.edu/book/9780520371453/the-truth-about-nature

https://twitter.com/brambuscher