"Pedra, Papel e Limão", 28 maio, Jardim dos Ingleses, Mértola

Cruzamento disciplinar
"Pedra, Papel e Limão", 28 maio, Jardim dos Ingleses, Mértola

© Ana Brotas, Karina Sletten e Viviana Cárdenas 

O Projeto Malacate convida para um encontro, no dia 28 de maio, às 18h00, no Coreto do Jardim dos Ingleses (Mértola), com Ana Brotas, Karina Sletten e Viviana Cárdenas, o primeiro coletivo de artistas selecionado para participar no projeto. As artistas, que desenvolvem trabalho em colaboração, investigando as paisagens, memória e conhecimento local, têm estado em residência na Mina de São Domingos, em Mértola, "onde têm conhecido os seus habitantes e as suas histórias, enquanto desenvolvem a sua investigação artística, dialogando com as formas, cores, gestos e sons deste lugar". 

Malacate "é um projeto de intervenção artística multidisciplinar criado especificamente para a Mina de São Domingos: um local com marcante passado de exploração mineira, de que é prova o edificado industrial de impressivo valor estético que ainda subsiste. Vetor de um trabalho artístico contemporâneo e inovador, Malacate surge do encontro entre os locais e uma comunidade de artistas nacionais e internacionais, sustentado num vasto processo de mediação comunitária". 

Malacate é um projeto da Associação Cultural Cepa Torta, promovido em parceria com a Røros Kommune, Lise Wulff (Noruega) e o Município de Mértola, com o apoio de Connecting Dots – Mobilidade Artística e Desenvolvimento de Públicos, um concurso lançado em setembro de 2019 pela Direção-Geral das Artes, na qualidade de parceira do Programa Cultura (gerido pela Direção-Geral do Património Cultural), no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu / EEA Grants.

Saiba mais: www.eeagrants.gov.pt