Mostra “Natureza x Ser Humano” > desenhos, sons e objetos tridimensionais, até 7 agosto, Paredes de Coura

Artes visuais
Mostra “Natureza x Ser Humano” > desenhos, sons e objetos tridimensionais, até 7 agosto, Paredes de Coura

Gabriel e Gilberto Colaço

O Centro Cultural de Paredes de Coura recebe a mostra “Natureza x Ser Humano”, de 18 de Junho a 7 de Agosto de 2022, com um conjunto de desenhos, sons e objetos tridimensionais de Catarina Lira Pereira, Frederico Lira e Gabriel e Gilberto Colaço, visando vários sentidos do espetador – a visão, o tato e a audição.

O projeto “Natureza x Ser humano” consiste na mostra de um conjunto de obras, da autoria de Catarina Lira Pereira, Frederico Lira e Gabriel e Gilberto Colaço, que exploram o conceito de território natural e humano, aqui abordado como um sistema dinâmico que está em constante mutação.

Foi disponibilizada, pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, uma residência artística à equipa artística na Casa da Americana, localizada na paisagem protegida do Corno de Bico, em Paredes de Coura, para servir de fonte de inspiração e registo de elementos naturais para a conceção das obras.

Figuram, nelas, um conjunto de desenhos, objetos tridimensionais e sons. Estas áreas, num quadro de cruzamento disciplinar, articulam-se entre si no âmbito concetual, ao explorar o natural e o artificial medindo forças, levando à reflexão do espetador sobre essa dinâmica do mundo, e procurando, assim, nele incutir uma maior consciencialização ambiental. Complementam-se ainda a nível processual na estimulação de vários sentidos do espetador – a visão, o tato e a audição.

Catarina Lira Pereira cria imagens ficcionais em diversos locais do Corno de Bico, com destroços de veículos e armas de guerra hoje utilizados na invasão da Ucrânia. O propósito destas peças é, na procura de uma hibridação entre natural e artificial, criar a representação de uma espécie de espaço estranho, apresentando-se como cenários característicos tanto de real como de imaginário.

Frederico Lira cria 4 obras sonoras. Nelas, os sons da natureza foram transformados, alterando a sua composição original e inserindo-lhe elementos humanos originados a partir de diversas operações acústicas, o que explora a polivalência do som e, ao perturbar o conjunto natural coeso, nos remete para uma contaminação acústica.

Gabriel e Gilberto Colaço exploram a escultura e o desenho tridimensional. Tratam-se de modelos representando, de um modo ficcional, pequenos mundos em que o fenómeno natural e estruturas e mecanismos antropológicos se confrontam, numa dinâmica transitória de conquista e reconquista territorial.

Procurando incrementar uma reflexão crítica sobre a problemática ambiental e corresponsabilidade no combate às alterações climáticas, na formação de cidadãos pró-ativos no exercício de cidadania plena, visando a proteção dos valores naturais, serão promovidas ações pedagógicas através de visitas à mostra, permitindo o alcance de várias faixas etárias.

“Natureza x Ser humano” é um projeto apoiado pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes no âmbito do Apoio em Parceria "Arte e Ambiente"

/
Ficha artística:
​Natureza x Ser humano
Catarina Lira Pereira Frederico Lira
Gabriel e Gilberto Colaço

/
Local, datas e horários:

Centro Cultural de Paredes de Coura
Avenida Cónego Bernardo Chousal, Paredes de Coura
Quarta a Domingo, das 14h às 18h
18 de Junho a 7 de Agosto de 2022
Entrada Livre

/
Para mais informações:
centrocultural@paredesdecoura.pt
Tel: 251 780 124