"Estática" - exposição coletiva de arte sonora, 7 julho a 6 agosto, Zaratan – Arte Contemporânea, Lisboa

Música
"Estática" - exposição coletiva de arte sonora, 7 julho a 6 agosto, Zaratan – Arte Contemporânea, Lisboa

© LealVeileby (2022)

"Estática" é uma exposição coletiva de arte sonora com trabalhos de Glauco Salvo, João Pedro Branco, Steve Hubback, André Silva Neves, Adam Tinkle, Daniel Antunes Pinheiro, Fernando Fadigas, Roi Carmeli, LealVeileby e Boris Nunes; todos autores que colaboraram com a Zaratan ao longo dos anos na partilha de investigações sonoras em vários formatos e contextos.

A mostra "considera o som não só enquanto meio de expressão artística, mas explora as suas características materiais, conceptuais e fenomenológicas. O nome da exposição faz referência ao ruído branco, ou seja, todo o espectro sonoro humanamente audível precipitado à mesma intensidade, mas também àquele sinal de som proveniente de instrumentos amplificados quando recebem apenas a corrente elétrica. Ao mesmo tempo cria-se um jogo de palavras com a noção de 'estética' - que pode ser lido como uma provocação acerca da difícil categorização e inserção do som no campo das artes.

A sonoridade habita a exposição muitas vezes de forma silenciosa, deixando visíveis as suas múltiplas dimensões ora igualmente artísticas, ora culturais e sociais: o momento da construção da pauta; o poder ritualístico e terapêutico da música; as qualidades físicas e tecnológicas do audível.

Os trabalhos apresentados provocam e evocam modos de escuta ativa e uma relação intensificada entre espaço interior e exterior. Numa época em que os dispositivos de escuta pessoal e as playlists personalizadas se tornaram omnipresentes, os espaços auditivos compartilhados são cada vez mais raros. As explorações artísticas apresentadas variam de um podcast com QR code à construção de instrumentos, do som enquanto palavra a uma série de field recording, numa alternância de contemplação e interatividade.

A diversidade dessas obras reflete um campo complexo e opaco. No entanto, a exposição postula algo específico: a forma como ouvimos determina a perceção do que ouvimos".


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Artistas: Glauco Salvo, João Pedro Branco, Steve Hubback, André Silva Neves, Adam Tinkle, Daniel Antunes Pinheiro, Fernando Fadigas, Roi Carmeli, LealVeileby e Boris Nunes
Direção Artística: Gemma Noris e José Chaves
Produção: Zaratan
Assistência e montagem: José Fonseca da Silva e Felix Amarelo


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

7 julho – 6 agosto 2022
(quinta-feira a domingo, das 16h00 às 20h00)
Zaratan – Arte Contemporânea
Rua de São Bento 432-434
Lisboa
T. (+351) 967 580 235
E. info@zaratan.pt 


MAIS INFORMAÇÕES

www.zaratan.pt

 

 

 


Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes