EV.EX- Évora Experimental 2022, até 4 setembro, Évora

Cruzamento disciplinar
EV.EX- Évora Experimental 2022, até 4 setembro, Évora

Descrição:
A 3ª edição da EV.EX- Évora Experimental 2022, é uma inciativa da Oficina do Espírito/ Associação INVENCIUNARIUM, em co-produção com a Câmara Municipal de Évora que conta com o financiamento da Direção-Geral das Artes e da Direcção Regional da Cultura do Alentejo, com apoio do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Fundação INATEL e colaboração do Grupo Diário do Sul.

Este programa de escritas poéticas experimentais aborda as possibilidades de cruzamento e pesquisa com outras formas de expressão e manifestação artística; visa estimular a participação dos criadores e da população para o campo de expressão artística das suas ações, acompanhando e marcando presença junto dos movimentos mundiais destes campos. Por outro lado, procura contribuir para o reforço da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027. 

A arte das escritas contemporâneas problematiza-se na sua relação com o mundo e com os seus meios de expressão.  Entendemos que a crise das linguagens canónicas e as dependências tecnológicas refletem problemas sócio-estéticos. A questão a que as poéticas experimentais tentam responder não se limita à função da arte ou à posição do artista perante o mundo, mas envolve também as condições para produzir uma arte contextualizada e assim suscitar modalidades de reflexão, participação e cidadania. 

A 3ª edição da EV.EX- Évora Experimental 2022 tem como tema central a COMPAIXÃO e apresenta nesta edição as seguintes atividades:

1. Global Multimedia Poetry Stands, uma exposição internacional de Email-art que apresenta 135 trabalhos de 50 artistas oriundos de 24 países. Os trabalhos em formato 40x40cm estão expostos num paralelepípedo de 4X 2 metros, incluíndo também apresentação de vídeo-poesia e poesia sonora, na  Praça do Sertório em Évora, entre 2 Julho e 4 Setembro.

2. Exposição internacional Compaixão – Escritas Poligráficas, com curadoria de Feliciano de Mira que estará patente no Salão Nobre do Palácio do Barrocal da Fundação INATEL, em Évora, entre 9 de julho e 28 de Agosto.

Participam os renomados artistas Hakou (Argélia), Almandrade (Brasil), António Barros (Portugal), Roberto Artemio Iglesias (Cuba), Caetano Dias (Brasil), Enzo Patti (Itália), Feliciano de Mira (Portugal), Fernando Aguiar (Portugal), Isabel Murteira (Portugal), Jorge dos Reis (Portugal), John Richard McConnochie (Austrália), May Bery (Canadá), Manuel Casa-Branca (Portugal), Mohammad Shezad Majeed (Paquistão), Nieves Salvador (Espanha), Robin Tomens (Reino Unido).

No dia da inauguração haverá uma mesa redonda dedicada à «Sociografia das Imagens Experimentais» moderada por Feliciano de Mira com a participação do Poeta Fernando Aguiar e da Profª Dra Sandra Guerreiro Dias.

3. A Evográfica decorrerá nos dia 15, 16 e 17 Julho no espaço térreo do Palácio do Barrocal INATEL e consta da apresentação e comercialização dos trabalhos das revistas Ideia e Memória Alentejana e das editoras Licorne, Paper View, Oficina Arara, Homem do Saco e Confraria da Alfarroba.  

Haverá uma mesa redonda sobre a edição experimental em Portugal com os editores participantes, leituras e roda de Poesia. Decorrerá também a apresentação dos livros «Vade-Retrum-Mécum-Magnum-Ó!tupus-Moto-Cangurulatório», Oficina Arara; e «Em Questão: A Invenção - Poesia Experimental Portuguesa»  organizado por Fernando Aguiar.

4. Oficina de Artes Digitais Interativas dirigido por Manuel Portela e Oficina de Escrita Criativa dirigido por Graça Capinha. As oficinas decorrerão nos dias 19, 20 e 21 de Julho no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. Será feita também a apresentação do 1º Curso de Escrita Criativa da Universidade Portuguesa – Coimbra.

5. Videobox com a curadoria de Ilda Teresa Castro. A 22 de Julho no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo às 21h30 será feita a apresentação dos seguintes vídeos:

Je Suis Toi, Ilda Teresa Castro e Vítor Rua, Portugal, 2019; Uncertain Território, Laura Focarazzo, Buenos Aires, 2019; The Animal therefore I am, Bea Visser, Netherlands, 2019; Mata: Quinta das Conchas e dos Lilases, Miguel Cortes Costa, Portugal, 2020; Cap I Incorporação: estudo coreográfico sobre o reconhecimento de um lugar vivo, Pedro Ramos Portugal, 2018; Sounds of Silence, Mohammed Boubezari, Portugal, 2020; Fragile Vehicle, Hélène Matte, Canadá; Fall Out, Catarina Marto & Raquel Pedro, Portugal, 2019; Silence, Sean Lìonadh, UK, 2020; Zizek vai ao ginásio, Roy Fernandes e Tiago Alves Costa, Portugal, 2021; Só a Antropofagia nos une?, Caetano Dias, Brasil, 2021; Próxima Paragem, Florence Wayne Robert, Portugal, 2019.

6. Performance Multimédia de Improviso - Bilhetes Postais que será apresentada a 23 Julho entre as 21h00 e 22h30 no Palácio do Barrocal, a partir da ideia e concepção de  Feliciano de Mira com a participação de Vitor Rua,  Edgar Pêra, Elisabeth Warner , Bárbara do Canto Lagido e Helena Espvall.

Feliciano de Mira (Coordenador da 3ª edição)

/
Link para site:
https://www.facebook.com/oficinadoespirito