"Por um Fio", de Daniel Seabra / Erva Daninha, 12 agosto, Manteigas [ADIADO]

Circo
"Por um Fio", de Daniel Seabra / Erva Daninha, 12 agosto, Manteigas [ADIADO]

© Miguel Oliveira

"Através de um espetáculo de circo, dois intérpretes utilizam a acrobacia aérea como técnica para procurarem continuamente o equilíbrio entre dois corpos, usando uma corda solta com duas pontas a 7 metros de altura. Esta corda, este fio impermanente e inconstante, altera a perceção do espectador sobre os corpos em cena.

Partimos desta corda que enforca a necessidade de algo mais do que uma simples conexão. Dependemos desta ligação, desta corda que nos suspende e que nos prende. Que nos amarra, mas nos segura. Qualquer ação desencadeia uma consequência no estado do outro, e é esta dependência que nos obriga a confiar no outro.

Com este espetáculo desenhado para espaço público pretendemos repensar as potencialidades que podem surgir de algo tão simples, humano e volátil. O valor da confiança e a importância da nossa presença no momento presente através desta vertiginosa dança aérea entre dois corpos.

O conceito de presente está em transformação, também como consequência de uma sociedade mais tecnológica, gerida por redes sociais. A forma como nos relacionamos, o aqui, o agora e a noção de real geram uma complexidade nas relações interpessoais. Os novos canais tornam a comunicação mais rápida mas mais distante. Estamos em contato mas longe, uma proximidade superficial, menos real, menos presente.

Toda a relação exige a existência do presente, mais do que isso, depende dele. Propomo-nos assim a rever a ideia associada à palavra 'relação' pela sociedade atual. Falar sobre o presente, sobre a presença, sobre o momento em que nos encontramos e sobre como apenas ele, tem total influência no momento que se segue. Relembrar os conceitos de correlação e codependência e do quanto precisamos uns dos outros para viver, voar, existir e ser".

LARGO DO CALVÁRIO, FUNDÃO
5 AGOSTO, 22H30

PARQUE DA VÁRZEA, MANTEIGAS
12 AGOSTO, 21H30

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

direção artística DANIEL SEABRA
cocriação e interpretação DANIEL SEABRA e MARGARIDA MONTENY
música original MIGUEL DE
montagem e operação técnica LUÍS RIBEIRO
direção artística erva daninha JULIETA GUIMARÃES e VASCO GOMES
residências ERVA DANINHA, TEATRO MUNICIPAL DO PORTO, SALTO
coprodução TEATRO MUNICIPAL DO PORTO
apoio RÉPUBLICA PORTUGUESA - CULTURA / DIREÇÃO GERAL DAS ARTES

Duração – 35 minutos
Género – Circo Contemporâneo
Estreia – 2020

Classificação etária 
M/3

BILHETEIRA

Entrada gratuita

MAIS INFORMAÇÕES

www.facebook.com/erva.daninha/
www.instagram.com/companhia_ervadaninha/