ZigurFest, 24 a 27 agosto, Lamego

Cruzamento disciplinar
ZigurFest, 24 a 27 agosto, Lamego

© João Caldeira

Criado por jovens lamecenses, o ZigurFest regressa às ruas de Lamego no final de agosto, entre os dias 24 e 27. Favela Discos, Frankão O Gringo Sou Eu, Telectu e Beautify Junkyards estão entre os nomes confirmados. A entrada é livre.


"Uma vez mais, quem visitar Lamego por estes dias encontrará uma programação totalmente gratuita de concertos, performances, workshops, instalações e conversas. Os palcos espalhados pela cidade – Teatro Ribeiro Conceição, Casa do Artista, Horto do Castelo, Rua da Olaria e Alameda – são um convite à descoberta de artistas e do património da cidade. Para esta arruada de quatro dias, o festival, conhecido pela diversidade de projetos artísticos e por apresentar artistas alternativos em ascensão, vai dar palco a: As Docinhas, Beautify Junkyards, Bezbog, Cobrafuma, Cow shift Z, Dead Club, Dianna Excel, Favela Discos, Frankão O Gringo Sou Eu, Fura Olhos, Herlander, Hidden Horse, João Não & Lil' Noon, Kurtis Klaus Ensemble, Nile Valley, Redoma, Sarnadas, Telectu, Unsafe Space Garden e Zé Menos. Porque nem só de música vive o ZigurFest, Roxana Ionesco e Alice Azevedo são os nomes da programação de artes performativas, e Piny e Rodrigo Constanzo irão dinamizar dois workshops de dança e percussão, respetivamente".

Inspirar, motivar cruzamentos e a criação livre

"Nesta edição, celebra-se ainda a chegada a novas paragens. Se o grupo de lamecenses por detrás do ZigurFest assume a sua inspiração nas tradições locais, como a Romaria de Nossa Senhora dos Remédios, é certo que hoje têm também como objetivo manter as tradições vivas e participar nelas. Em Lazarim, o músico brasileiro Frankão O Gringo Sou Eu vai estudar o labor manual das máscaras tradicionais. Por sua vez, o coletivo do Porto Favela Discos vai mergulhar na tradição das concertinas com tocadores da antiga (e já encerrada) escola de concertinas de Lamego, em Penude. O resultado destas residências poderá ser visto em dois espetáculos únicos. Em parceria com o Museu de Lamego, um dos parceiros mais antigos do festival, o ZigurFest está ainda a desenvolver um programa de serviço educativo gratuito, dirigido a público de todas as idades. A programação só ficará completa com duas residências artísticas da ZONA – Residências Artísticas de Lamego, ambas destinadas às artes plásticas. As candidaturas acontecem durante o mês de junho".

 


MAIS INFORMAÇÕES

https://zigurfest.com

 

 

 


O ZigurFest é apoiado pela DGARTES.