"O Olho" de João Cachola no Ciclo de Leituras "O texto não morreu", 24 setembro, Montijo

Teatro
"O Olho" de João Cachola no Ciclo de Leituras "O texto não morreu", 24 setembro, Montijo

SINOPSE:

Para cada ano da nossa existência mais um estudo que anuncia os pobres hábitos de leitura dos jovens portugueses. Já sabemos que os videojogos ganharam. Continuamos a escrever, a fazer teatro, a discutir arte pela esperança ingénua de um dia a lógica inverter-se, de um dia as crianças pedirem livros de teatro em vez de uma consola pelo Natal. O que é feito da escrita para teatro portuguesa? Onde é que a lemos? Como é que a lemos? O texto não morreu é um ciclo de leituras de textos dramáticos portugueses e, preferencialmente, actuais, escritos não há muito tempo, que nos permitem ler, escutar, discutir, no fundo, analisar texto — e desabafar sobre os espectros e imagens que fazemos quando lemos e/ou vemos teatro. Queremos textos que foram escritos para cena mas não editados, textos editados mas pouco discutidos, textos ainda por editar, textos perdidos em gavetas, textos por acabar, textos-hoje, queremos todos os textos.

O Olho ∙ João Cachola

Membro fundador d’As Crianças Loucas — a meias com Vicente Wallenstein —, João Cachola é intérprete, dramaturgo e encenador. Nascido em Lisboa, formou-se entre a Escola Profissional de Cascais e a Escola Superior de Teatro e Cinema. Em teatro trabalhou com Carlos Avilez, John Romão, Daniel Gorjão, Gonçalo Carvalho, entre outros. Miguel Gomes, Fernando Vendrell, João Pedro Nunes, foram alguns dos nomes com quem se cruzou em cinema. Em televisão tem somado participação em séries produzidas para a RTP. Para O texto não morreu traz-nos O Olho, o seu novo texto original para oito vozes femininas. Que fala de uma ela perdida na sua identidade, em cenários rebuscados.

/
FICHA ARTÍSTICA:
O texto não morreu
Coordenação Miguel Branco

Autor convidado 3ª edição O texto não morreu João Cachola (O Olho)
Apoio República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:

Espaço Mascarenhas-Martins, Esteval, Montijo

Rua Professor Rui Luís Gomes, 88 (entrada pelas traseiras, garagem 81)

24 de Setembro

Sábado 10h30 - 17h00

Entrada gratuita

/
Informação e reservas:

produção.mascarenhasmartins@gmail.com

968 324 933

/
Link para site:
www.mascarenhasmartins.pt