OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro – 18ª edição, 5 a 8 outubro

Música
OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro – 18ª edição, 5 a 8 outubro

WILL-GUTHRIE-ENSEMBLE-NIST-NAH @DR

Descrição

Estreias mundiais e nacionais, músicas aventureiras dos cinco continentes, uma cidade para re-descobrir. O 18º Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro está prestes a começar.

A edição de 2022 do OUT.FEST acontece entre 5 e 8 de Outubro em diversos espaços do centro da cidade do Barreiro.

Entre os 30 artistas confirmados (no que constitui o cartaz mais extenso da história do festival), temos a estreia absoluta da instalação sonora “A Segunda Natureza”, de Rita Santos, bolseira daOUT.RA para o corrente ano, a colaboração inédita entre Cavernancia & Maria da Rocha, ou a primeira vez de George Silver em formato quarteto. Destaque também para os debutes nacionais de Richard Dawson & Circle, Claire Rousay, Ecko Bazz em colaboração com Still, e ainda de Phew, bar italia, Amirtha Kidambi's Elder Ones e do australiano Will Guthrie com o Ensemble Nist-Nah. Aos dois últimos nomes junta-se o histórico músico britânico David Toop, que com eles completa o lote de atuações – e de conversas – realizadas ao abrigo do projeto europeu REMAIIN, que investiga as influências não-europeias nas músicas de vanguarda.

A estas estreias juntam-se nomes como o pioneiro do footwork RP Boo, a flautista jazz Nicole Mitchell, o duo de Burnt Friedman & João Pais Filipe (cujo início remonta ao momento em que ambos se cruzaram no OUT.FEST de 2018), a pianista Eve Risser ou a formação alargada Má Estrela, liderada pelo saxofonista Pedro Alves Sousa, num cartaz que atravessa as mais diferentes estéticas, géneros e épocas, como já vem sendo inusualmente habitual.

No que diz respeito a outra das características distintivas do OUT.FEST – a ocupação temporária de vários espaços da cidade -, regista-se este ano, como grande novidade, a realização de um espetáculo nas históricas oficinas de reparação de locomotivas da CP (na abertura do festival), de uma instalação sonora num centro comercial desativado e de duas after parties nas instalações da associação Gasoline. Os já conhecidos espaços da ADAO, da SIRB “Os Penicheiros”, da Biblioteca Municipal, da Sala 6 e do Largo do Mercado 1º de Maio são os restantes locais desta edição, que contará também com vários concertos de entrada livre.

Mais informações em www.outfest.pt

/
Informações sobre bilheteira:

https://outra.bol.pt/
m/6

/
Link para site:

www.outra.pt