Concerto «CONTRAPARTITURAS», pelo Quarteto Contratempus, 14 a 16 outubro, Campanhã

Música
Concerto «CONTRAPARTITURAS», pelo Quarteto Contratempus, 14 a 16 outubro, Campanhã

 Quarteto Contratempus

Descrição:

O Concerto Geral «CONTRAPARTITURAS» é um espetáculo de ópera contemporânea produzido pelo Quarteto Contratempus, no âmbito do «CONTRAPARTITURAS – Laboratório de música em cena», que vai ter lugar nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Espaço QC, em Campanhã. Com encenação de Tatiana Rocha, o espetáculo une, num só olhar, as obras ‘Desconheci-me’, de Camila Menino e ‘Ai, tu é que és o meu rapaz’, de Sara Ross. Mas há diversas perspetivas e olhares que se geram em cena e que irão mexer com os sentimentos do público.

Integrando o desafio de produzir uma criação musical e artística a partir da temática “Até que a vida nos separe”, a reposição do segundo Concerto «CONTRAPARTITURAS» deste ano, debruça-se sobre o contexto da violência contra o outro. O espetáculo vai decorrer a 14 e 15 de outubro, às 21h00, e a 16 de outubro às 19h00, no Espaço QC, em Campanhã. Com o propósito de aliar a vertente educativa à formativa, este espaço, aberto pelo quarteto em 2021, pretende, ainda, contribuir para a divulgação e promoção da música contemporânea portuguesa, parte estruturante da sua missão.

Sobre o CONTRAPARTITURAS
CONTRAPARTITURAS - Laboratório de música em cena foi criado em 2021 pelo Quarteto Contratempus. Surgindo da vontade de criar fruição entre a música de câmara e a ópera, colocando ambos os géneros ao alcance de todos os públicos, pretende promover, em simultâneo, a criação e exploração artística, alicerçadas na tecnologia e nos cruzamentos disciplinares. Esta mostra de programação desafia os membros nucleares do Quarteto, em cocriação com artistas convidados, a desenvolverem pequenos espetáculos de música em cena, balizados por uma premissa única. O mesmo desafio foi lançado às compositoras Sara Ross e Camila Menino, convidadas a responder à mesma provocação temática, numa composição para soprano, tenor, clarinete, violoncelo e piano.

/
Ficha artística:
Interpretação: Teresa Nunes (soprano), Miguel Leitão (tenor), Crispim Luz (clarinete), Lauro Lira (violoncelo) e Sérgio de A (piano)
Encenação: Tatiana Rocha
Multimédia: Hugo Mesquita
Som: José Afonso
Luz: Mariana Figueroa
Fotografia de cena: Pedro Sardinha
Grafismo: Henrique Patrício
Produção Contrapartituras 2022 // Quarteto Contratempus

/
Bilhetes disponíveis AQUI

/
Local, datas e horários de apresentação:
Quarteto Contratempus - Espaço QC  - Rua Chaves de Oliveira, 132 - Porto
14, 15 outubro (21h) e 16 de outubro (19h)

/
Link para site:
https://www.quartetocontratempus.com/