LIVE ELECTRONICS - Luís Fernandes no Festival SINGULAR, 8 novembro, Castelo Branco
Nuno Martins
Inserido na 3ª edição do SINGULAR - ciclo de criação artística pluridisciplinar, da Terceira Pessoa, poderemos ver e ouvir o artista Luís Fernandes no proximo dia 8 de novembro num dos espaços onde acontece este Festival, a Fabrica da Criatividade em Castelo Branco. O ciclo vai acontecer em mais 2 espaços diferentes, no Cine-Teatro Avenida e no Centro Cultural de Alcains – alargando o seu alcance, numa tentativa de envolver novos públicos nas suas propostas. De índole assumidamente pluridisciplinar, as propostas de programação propõem uma experiência de linguagens artísticas e propostas estéticas diversas, que vão desde as artes performativas à instalação, passando pelos cruzamentos disciplinares, sendo marcada também por momentos de residências artísticas, workshops e conversas entre público e artistas.
Descrição:
A atividade artística de Luís Fernandes (Braga, 1981) tem sido marcada pela multiplicidade de abordagens e formatos, repartindo-se por projetos coletivos, colaborações pontuais e trabalho individual; por atividade performativa, composicional e expositiva; e pelo estabelecimento de relações com diferentes campos disciplinares.
É elemento fundador da banda peixe : avião e membro do coletivo La La La Ressonance. Mantém, desde 2014, um prolífico duo com a pianista Joana Gama com o qual colaborou com Ricardo Jacinto, José Alberto Gomes, Drumming GP, Orquestra Metropolitana e a Orquestra de Guimarães. Adicionalmente, o seu percurso tem sido marcado por encontros com um alargado leque de artistas, incluindo Hans-Joachim Roedelius/Qluster, Black Bombaim, Rhys Chatham, Pierce Warnecke, André Gonçalves, Lloyd Cole, Rodrigo Leão, Sensible Soccers, Victor Hugo Pontes, Nuno M. Cardoso, João Pedro Rodrigues / João Rui Guerra da Mata ou Salomé Lamas.
O ano de 2019 acrescentou uma nova dimensão à sua atividade individual, com a edição de “Demora” (Room40) e “Seis Peças Sintetizadas” (Holuzam), discos que assinou, pela primeira vez, em nome próprio. É a partir deste corpo de trabalho que nos é proposta uma nova etapa. Um novo disco, “A guide to getting lost”, a editar pela Revolve; e a exploração da eletrónica em tempo real como ponto de partida para um conjunto de espetáculos, nos quais Fernandes tecerá composições particulares no momento, percorrendo uma linha ténue entre a possibilidade do erro e o deslumbramento da descoberta.
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Composição e performance – Luís Fernandes
/
LOCAL, DATA E HORÁRIO DE APRESENTAÇÃO:
Fábrica da Criatividade, Castelo Branco
LIVE ELECTRONICS | LUÍS FERNANDES
8 Novembro 2022 - terça, 21h30
Duração_ 45 min. (aprox.)
Classificação Etária_ Maiores de 12
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Participação de valor por donativo definido por cada espectador/a (aconselha-se valor mínimo de 5 euros), mais informações e reservas através do email terceirapessoa2012@gmail.com
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Acesso a público com mobilidade condicionada
/
LINK PARA SITE:
http://www.terceirapessoa.pt/