"I know not what tomorrow will bring"| Festa dos Anos de Álvaro de Campos, pela Partilha Alternativa, 27 novembro, Tavira

Cruzamento disciplinar
"I know not what tomorrow will bring"| Festa dos Anos de Álvaro de Campos, pela Partilha Alternativa, 27 novembro, Tavira

Fotografia: Cortesia do Espaço das Aguncheiras

Três atrizes. O drama estático O Marinheiro de Fernando Pessoa. A morte, o terror que ela inspira e a pretensão de a ignorar, e também a mãe de Pessoa, a sua avó Dionísia – a esquizofrénica e a namorada Ofélia – a mais nova.
Pessoa escreveu O Marinheiro em 1913. Depois de ler a peça em “Orpheu”, Álvaro de Campos escreve a Fernando Pessoa este sardónico comentário em forma de poema:

“Depois de doze minutos Do seu drama O Marinheiro,
Em que os mais ágeis e astutos Se sentem com sono e brutos, E de sentido nem cheiro,
Diz uma das veladoras Com langorosa magia,

De eterno e belo há apenas o sonho. Por que estamos nós falando ainda?

Ora isso mesmo é que eu ia
Perguntar a essas senhoras…”

- Álvaro de Campos


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

NO VÍDEO
Fernando Heiros (Fernando Pessoa) Beatriz Ariel (criança Pessoa) Bartholomew Ryan (Álvaro de Campos) Nuno Gol Pires (Ricardo Reis) J. da Cruz (Alberto Caeiro) Alberto Lopes (Bernardo Soares) Valerie Braddell (mãe Pessoa) São José Lapa (avó Pessoa) Inês Lapa Lopes (Ofélia)
Vídeo: Nuno Santana
Música: Tomás Alcaide, Luís de Freitas Branco, Alberto Lopes
 


O ESPAÇO DAS AGUNCHEIRAS

A cooperativa cultural Espaço das Aguncheiras tem a sua sede nas Aguncheiras, Azóia, cabo Espichel. Trabalhamos em comunhão com a natureza desde 2006, tendo o espetáculo Sonho de 1 Noite de Verão de William Shakspeare sido o primeiro. Produzimos dezenas de eventos, incluindo várias estreias teatrais das quais destacamos; A Actriz e o Medo de Griselda Gambaro; Olhando o Céu estou em todos os séculos, de Abel Neves; À Espera do senhor Samuel B. a partir de textos de Samuel Beckett, encenação de São José Lapa e Alberto Lopes; uma abordagem dissecada ao Romeu e Julieta de William Shakespeare; O Rancor, exercício sobre Helena de Hélia Correia, direção de São José Lapa e Alberto Lopes; O TIO JOÃO (vania), encenado e adaptado por São José Lapa, a partir de Anton Chekov. Também deste autor O Pedido do… Urso e A Gaivota, num voo rasante sobre as Aguncheiras.


LOCAIS, DATS E HORÁRIOS

27 novembro 2022, às 18h30
Capela da Pousada do Convento da Graça
Tavira

BILHETEIRA

Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis


ACESSIBILIDADE 

Acessível a cadeiras de rodas.


MAIS INFORMAÇÕES

https://festadosanosdealvarodecampos.com/vem-noite-antiquissima-2/

 

 


Apoio: DGARTES