Roxanna Albayati | Chasing Freedom (آزادی شکار) na Zaratan – Arte Contemporânea, até 27 novembro, Lisboa

Cruzamento disciplinar
Roxanna Albayati | Chasing Freedom (آزادی شکار) na Zaratan – Arte Contemporânea, até 27 novembro, Lisboa

Fotografia: “SHEKĀRE AZADI (Chasing Freedom)”, Roxanna Albayati (2022)

A Zaratan apresenta SHEKĀRE AZADI (Chasing Freedom), um projeto interdisciplinar desenvolvido ao longo de 2022 por Roxanna Albayati, que tem vindo a questionar a sua prática em diferentes ambientes. Essa jornada pessoal e ao mesmo tempo localizada em diferentes contextos, tem-lhe permitido explorar os conceitos de identidade, liberdade e devir, e a sua constante evolução. Do Dubai, à Arménia, à Sicília, Roxanna termina a viagem em Portugal, apresentando o seu trabalho no contexto da atual revolta no Irão, onde os iranianos lutam por “Zan, Zendegi, Azadi (Mulheres, Vida, Liberdade)”

O projeto assume a forma de uma instalação multimédia e uma performance ao vivo, com Rebecca Moradalizadeh e Rodrigo B. Camacho. Composta por palavras, fotos, linhas do tempo, vídeos e músicas coletadas durante o último ano, a instalação audiovisual está diretamente entrelaçada com a performance, servindo de partitura para a construção do evento ao vivo (27 de novembro, 17h30).

ROXANNA ALBAYATI (n. 1994. Londres) é artista interdisciplinar e educadora musical. A sua prática foca-se na combinação da música experimental com as artes performativas, explorando tópicos que envolvem a identidade, o sentimento de pertença e o corpo. A sua música mistura a improvisação transcultural com a música clássica iraniana e a fisicalidade da performance. Embora predominantemente violoncelista, Roxanna também utiliza a sua voz, o ghaychak e o seu corpo para materializar e realizar as suas experimentações, fascinada pelo processo e a evolução natural da descoberta. As suas práticas como docentes, pesquisadora e artista cruzam-se frequentemente, onde, através da constante incorporação dos princípios artísticos, Roxanna coloca-se no centro da investigação, a fim de fortalecer e informar as bases para práticas criativas e educativas.

A artista interdisciplinar e educadora musical ROXANNA ALBAYATI (n. 1994. Londres) apresenta o seu trabalho - no contexto da atual revolta no Irão, onde os iranianos lutam por “Zan, Zendegi, Azadi (Mulheres, Vida, Liberdade)” - em Portugal, no dia 27 de novembro, às 17h30, na Zaratan – Arte Contemporânea, em Lisboa. O projeto assume a forma de uma instalação multimédia e uma performance ao vivo, com Rebecca Moradalizadeh e Rodrigo B. Camacho. Composta por palavras, fotos, linhas do tempo, vídeos e músicas coletadas durante o último ano, a instalação audiovisual está diretamente entrelaçada com a performance, servindo de partitura para a construção do evento ao vivo.


Direção Artística: Gemma Noris, José Chaves Artista: Roxanna Albayati
Produção: Henrique Neves
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes


INSTALAÇÃO | 24-25-26-27 novembro 2022, quinta a domingo, das 16h-20h
LIVE PERFORMANCE | 27 novembro, 17:30


BILHETEIRA

Entrada gratuita


MAIS INFORMAÇÕES

www.zaratan.pt