Contentores 2022, pela P28 - Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico, 19 dezembro, Lisboa [Inauguração]

“Same Same”, de Luís Alegre / © P28
SINOPSE:
Inaugura no dia 19 de Dezembro, pelas 13h00, na Rua Cintura Porto de Lisboa | Edifício TCSA | Sotagus, a 10ª edição do Projeto Contentores. Esta exposição, da autoria de Luís Alegre, estará patente e visível em permanência a partir dessa data até final de Janeiro de 2023.
A localização da edição de 2022 no Terminal de Contentores de Santa Apolónia é a ideal para a materialização deste conceito que decorre da utilização do contentor enquanto dispositivo de trânsito e de tráfico, ao mesmo tempo que sublinha a principal premissa deste projeto: extravasar a arte dos seus espaços tradicionais e ainda promover a utilização de lugares anteriormente alheios de propósitos museológicos e similares, ao concorrer para a promoção da equidade no acesso à cultura, elemento fundamental nas sociedades modernas de incremento de cidadania. Sem cultura não pode haver cidadania plena.
O projeto CONTENTORES pretende assumir um papel dinamizador ao adotar um formato pouco convencional na arte pública contemporânea, que se replica em manifestações de artistas reconhecidos no panorama artístico português e internacional, mas sob uma vertente "site specific" – obra específica para o espaço. Esta solução conceptual compreende uma necessidade estética, orientada pelo suporte utilizado (contentor) para a receção de obras, sem perda de identidade ou transformação da sua forma, mas como uma reorientação ou redefinição das prioridades na génese do suporte escolhido e no propósito específico de localização. Pretende-se o reaproveitamento de um objeto já existente e de utilidade distante do propósito aqui referido, processando-o, ao reorganizá-lo, e aprestando-o como um elemento tão importante para a obra como os próprios objetos artísticos.
/
FICHA ARTÍSTICA:
Direção Artística: Sandro Resende
Artista: Luís Alegre
/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS:
Contentor 2022: “Same Same” (Luís Alegre)
Inauguração/ Apresentação
19 de Dezembro, 13h
Exposição
19 de Dezembro a 31 de Janeiro de 2023
Seg. a Dom.: 00h - 24h
Rua Cintura Porto de Lisboa | Edifício TCSA | Sotagus
Tlf: 964601847 / resende.sandro@gmail.com
/
INFORMAÇÃO SOBRE BILHETEIRA
Gratuito
___________________
CONTENTORES (2010-2022), instalações artísticas com contentores marítimos nas Docas de Alcântara, Centro Cultural de Belém, Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Bienal de Liverpool 2012/ Tate Liverpool, Fundação EDP, Marina de Cascais, Terminal de Cruzeiros de Lisboa, com nomes como Luísa Cunha e Bruce Nauman, R2 Design, Susanne Themlitz, Pedro Cabrita Reis, José Pedro Croft, Francisco Aires Mateus, Jorge Molder, António Ole, Carlito Carvalhosa, Miguel Palma, Pedro Cabral Santo, Paulo Mendes, Vhils, Gabriela Albergaria, Luísa Mota, António Bolota, João Seguro, Susana Gaudêncio, António Olaio, Xana, Roberto Huarcaya, João Louro, entre outros.
EDIÇÕES ANTERIORES
- Docas de Alcântara, Lisboa 2010
Luísa Cunha e Bruce Nauman
Pedro Cabrita Reis
Susanne Themlitz
José Pedro Croft
R2
- Centro Cultural de Belém, Lisboa 2011
Francisco Aires Mateus
Jorge Molder
Inês Amado e Sonia Boyce (c/ co-curadoria de Paul Goodwin)
António Ole
Luísa Cunha
- Guimarães - Capital Europeia da Cultura, 2012
Carlito Carvalhosa
- Bienal de Liverpool/ Tate Liverpool, 2012
Miguel Palma
- Terreiro das Missas, Lisboa 2013
Pedro Cabrita Reis
Jorge Molder
Pedro Cabral Santo
Paulo Mendes
Véronique Bourgoin
Alexandro Farto (Vhils)
- Fundação EDP, Lisboa 2014
Gabriela Albergaria
Luísa Mota
- Fundação EDP, Lisboa 2015
António Bolota
João Seguro
Susana Gaudêncio
- Marina de Cascais, 2016
Alexandre Alves Barata (Xana)
António Olaio
- Centro Cultural de Belém, Lisboa 2017
Roberto Huarcaya
- Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, 2019
João Louro
Pedro Cabral Santo