"O mundo e a arte. Desfragmentar" - Conferências, Debates, Cinema, Conferências-Performances / Balleteatro, 2, 3 e 6 fevereiro, Porto

© Pedro Figueiredo
O mundo e a arte. Desfragmentar
Conferências, Debates, Cinema, Conferências-Performances
Convidados: Eduarda Neves,Tiago Carvalho e Manuela Teles
PROGRAMA
DIA 2 FEV.
10H - 11H30
Seminário com Eduarda Neves + Debate
Apresentação: Né Barros; Moderação do Debate: Mafalda Soares
11H45 - 13H
Poéticas Contemporâneas com Né Barros + Conversa
Apresentação e moderação da conversa: Elisabete Magalhães
14:30 - 18H
Sessões de filmes/documentário + Debate
(Destinado à comunidade escolar balleteatro)
DIA 3 FEV.
10H - 11H30
Seminário com Manuela Teles + Debate
Apresentação e moderação do Debate: Ana Marques
11H45 - 13H
Poéticas Contemporâneas com Flávio Rodrigues e Jorge Gonçalves + Conversa
Apresentação e moderação da conversa: Alexandrina Pinto
(Inserido no programa Performances no Contemporaneo | Parceiro: Instituto de Filosofia da Universidade do Porto – FIL/00502; Aesthetics, Politics and Knowledge Research Group; Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT))
14:30 - 18H
Sessões de filmes/documentário + Debate
(Destinado à comunidade escolar balleteatro)
DIA 6 FEV.
10H - 11H30
Seminário com Tiago Carvalho + Debate
Apresentação e moderação do Debate: Mafalda Soares
11H45 - 13H
Poéticas Contemporâneas com Isabel Barros + Conversa
Apresentação e moderação da conversa: Elisabete Magalhães
14:15 - 18H
Sessões de filmes/documentário + Debate
(Destinado à comunidade escolar balleteatro)
----
3 FEV / 10H
Jogar linguagem: Wittgenstein sobre as palavras e o corpo.
Manuela Teles
Nesta comunicação exploro a noção de jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein tendo em conta as ligações que estabelece entre palavras e corpo. Mostro como essas ligações estão no centro da sua proposta de acordo com a qual usar linguagem é parte de uma atividade, ou aquilo a que chama uma forma de vida.
Manuela Teles é investigadora doutorada no Mind, Language and Action Group (MLAG) do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (IF-UP). Trabalha nas áreas da filosofia da linguagem, estética e filosofia da perceção. Recentemente, tem também desenvolvido trabalho sobre filosofia feminista e metafísica. Leciona ainda disciplinas no âmbito da filosofia da linguagem, no curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Antes disso, foi assistente convidada na ESE-PP em áreas diversas das artes visuais e fez investigação sobre teorias estéticas contemporâneas enquanto bolseira integrada do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA).
----
6 FEV. / 10H
Alterações climáticas e ignorância.
Tiago Carvalho
Tiago Mesquita Carvalho nasceu em Lisboa em 1981 e passou a infância no Porto.
Estudou engenharia do ambiente e filosofia do ambiente no Instituto Superior Técnico e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorou-se com uma tese em ética das virtudes e filosofia da tecnologia. Colaborou na Agência Portuguesa do Ambiente, bolseiro da Fundação Oriente e investigador assistente no CoLABOR na área dos impactes da tecnologia no trabalho e emprego e actualmente é investigador no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto com um projecto sobre catástrofes e a razão moderna.
Em paralelo à actividade académica, publicou o livro de ficção Alice (Vagamundo) em 2014 e o ensaio Arte e Natureza no Budismo Japonês (Nota de Rodapé) em 2015, além de contos e ensaios em revistas e pequenas edições colectivas (O Buraco, Gazeta do RDA, revista Três Três, Cacao). Em 2022 foi premiado com o Prémio de Ficção Literária Ferreira de Castro, atribuído pela Câmara Municipal de Sintra. Integrou o grupo de performance sonora gmurda no âmbito de um programa de residências em meio rural com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi membro fundador e mecânico voluntário da associação Cicloficina dos Anjos. Traduziu o livro de Jan Gehl A vida entre edifícios. Quando lhe sobra tempo é voluntariado no CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo – em Lisboa e no Porto.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
2, 3 e 6 de fevereiro 2023 |10h00-13h00 |
Coliseu Porto
Rua Passos Manuel
Porto
BILHETEIRA
Acesso gratuito.
A iniciativa decorre no âmbito das comemorações do 40.º aniversário do balleteatro.
MAIS INFORMAÇÕES
O Balleteatro – Ballet Teatro Contemporâneo do Porto CRL é apoiado pela DGARTES.