AO MESMO TEMPO com Mariana Lemos (dança) convida Maria da Rocha (música), 17 março, Lisboa

Artes performativas
AO MESMO TEMPO com Mariana Lemos (dança) convida Maria da Rocha (música), 17 março, Lisboa

Vitorino Coragem e Soudazz

Descrição:
AO MESMO TEMPO são encontros performativos de improvisação-criação entre música e dança. A bailarina, professora e criadora Mariana Lemos, que integra o c.e.m - centro em movimento desde 2004, convida ao longo de uma temporada, uma série de artistas da cena portuguesa e internacional, da música experimental, improvisada e do free jazz para arriscarem consigo duetos, trios, quartetos. Nestas sessões o encontro acontece a meio caminho entre os afetos, as presenças, o som, o gesto, a palavra, os corpos. Entre aquilo que move quem dança, escuta, faz som, reverbera, ressoa. Num espaço temporal combinado à partida, dedica-se tempo ao trabalho da criação no agoragora, regido pela energia da improvisação, tendo o próprio encontro como conteúdo de fundo.

Maria da Rocha, violinista e violetista de formação clássica em Lisboa, Aveiro e Berlim, sempre se interessou por diversas linguagens musicais. Tocou em diversos festivais de música contemporânea (Warsaw Autum, März Musik, Miso) nas mais diversas salas do país (Gulbenkian, CCB, Casa da Música) e no estrangeiro (Gasteig München, Lutoslawski Saal, HAU Berlin, Kolumba Köln, Sala São Paulo, Fylkingen), a solo, em ensembles e em orquestra (Gulbenkian, XXI, etc.). Maria valoriza a improvisação e composição como processo de colaboração com outros artistas (Wrangelfilm, Bartetzki, Kollektiv Transit) e desenvolve actualmente uma pesquisa de Doutoramento em Artes Musicais sobre esse tema. Gravou e editou Pink: daRocha/Horn (2015) para viola d’arco e eletrónica em tempo real. Recebeu várias residências artísticas internacionais, por exemplo as estúdios de eletroacústica da TU Berlin, EMS Stockholm e VICC na Suécia. As suas composições intermedia foram tocadas em diversos festivais e salas em Portugal, Alemanha e Suécia.

Mariana Lemos é uma artista (licenciada e mestre) da dança. Tem uma paixão por colaborações e acredita numa prática artística plural, que investe em muitas áreas ao mesmo tempo. Não se imagina dedicada a apenas uma linha de atuação... os feminismos, a educação e a performance tecem um caminho de experiências que refletem-se na sua biografia de vida e trabalho. Bailarina, professora, criadora e mediadora cultural junto de músicos e arte-educadores, num caminho que é construído desde dentro da filosofia de pesquisa e criação do cem-centro em movimento/Lisboa onde está desde o ano de 2004. Atualmente vive entre Lisboa e a Ilha do Porto Santo, inaugurando uma parceria feliz com a Porta 33.

/
Local, data e horários:
c.e.m – centro em movimento
17 março às 21h 

/
Link para site:
www.c-e-m.org