Ópera "Mautempo em Portugal", pela Associação Setúbal Voz, 7 a 9 julho, Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal

Ópera
Ópera "Mautempo em Portugal", pela Associação Setúbal Voz, 7 a 9 julho, Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal

A Associação Setúbal Voz estreia MAUTEMPO EM PORTUGAL (1.ª ópera de uma tetralogia sobre constituições portuguesas), no dia 7 de julho de 2023, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal. A apresentação repete no dia 8, às 21h30, e no dia 9, às 17h.

Nesta criação, "uma jovem anarquista semeia a revolução: caos, guerras. Dois compositores rivais, Marcos Portugal e Domingos Bomtempo, discutem a sua arte e estética. Na rua há um país entre invasões francesas, a independência do Brasil, a guerra entre liberais e absolutistas e a primeira Constituição Portuguesa. Numa encenação arrebatadora, poderosa e mágica, a Companhia de Ópera de Setúbal reúne no seu elenco três dos maiores barítonos portugueses da atualidade e o, sempre surpreendente, Coro Setúbal Voz, acompanhados por uma pequena orquestra".


FICHA TÉCNICA

Música: Eurico Carrapatoso
Libreto: Miguel Jesus
Direção musical e artística: Jorge Salgueiro
Visualidade: Rita Melo
Corporalidade: Iolanda Rodrigues
Comunicação e imagem: Maria Madalena


ELENCO

Domingos Bomtempo: Diogo Oliveira
Marcos Portugal: André Henriques
Almeida Garrett: João Merino
Misé: Mariana Chaves
Maria: Juliana Telmo
1.ª Voz: Ana Filipa Leitão
2.ª Voz: Sara Brites
3.ª Voz: M.ª Inês Beira
Homem de Bem: David Martins
Homem de Mal: João Oliveira ou Néu Silva


CORO SETÚBAL VOZ

Sopranos: Ana Arruda, Ana Leão, Áurea Oliveira, Carolina Furtado, Célia Inês Nascimento, Dina Alves, Dora Neto, Eduarda Azinheira, Fátima Brito, Filomena Murtinheira, Isabel Costa, Isabel Marques, Lara Vastava, Maria João Viegas, Marisa Rodrigues, Miká Nunes, Mónica Brito, Mónica Ferreira, Odete Lula, Paula Pereira, Salomé Cunha, Sara Rodrigues.
Contraltos: Ana Cláudia Sousa, Ana Ferreira, Ana Paula Rosa, Anaísa Rato, 
Antonieta Saragoça, Carminho Penim, Cláudia Martinheira, Conceição Martins, Cristina Tomás, Dinora Ferreira, Guadalupe Solano, Isabel Duarte, Isabel Soares, Madalena Roque, 
Manuela Palma Rodrigues, Maria do Carmo Barbosa, Maria José Gervásio, Melanie Lowrey, Paula Coelho, Sara Batista, Stela Moniz, Susana Couto, Teresa Barreto, Teresa Hiêu, Xana Simões, Zuleica Ferreira.
Tenores: Alexandre Machado, Gonçalo Santos, Jaime Torres, João Carlos Carvalho, João David, João Miguel Carvalho, João Rato, José António Raposo, Milton da Silva, Néu Silva, Paulo Reis Simões, Ricardo Arrábida.
Baixos: Benedito Marques, Eduardo Chiarelli, Eduardo Pereira, Francisco Canteiro, Giovanni Licciardello, João Oliveira, José Saraiva, Luís Torres, Mário Canteiro, Pedro Andrade, Vítor Hugo.


ORQUESTRA - MÚSICOS CONVIDADOS

Eurico Cardoso, 1.º violino
Jorge Vinhas, 2.º violino
Joana Moser, violeta 
André Rocha, violoncelo
Samuel Pedro, contrabaixo 
Eduardo Jordão, piano 
Maria Felicidade, flauta 
Fernando Pernas, clarinete


ASSOCIAÇÃO SETÚBAL VOZ

A ASSOCIAÇÃO SETÚBAL VOZ é um projeto artístico com base no canto lírico e na arte contemporânea. É caracterizado pela busca de identidade, na elaboração de novas criações artísticas e na relação com as artes e artistas contemporâneos. Tem três pilares: Coro Setúbal Voz, Ateliê de Ópera de Setúbal e Companhia de Ópera de Setúbal. É uma organização sem fins lucrativos da qual foram presidentes da direção Rui Águas Trindade, Manuela Palma Rodrigues e atualmente Adalberto Borges Petinga; da mesa da assembleia geral Raul Melo e atualmente Antonieta Saragoça; Gisela Sequeira foi diretora artística até outubro de 2017 e desde então é Jorge Salgueiro. Em 2022 recebeu apoio da Direção-Geral das Artes para a produção da ópera CARMEN, de Bizet, com a comunidade cigana de Setúbal e é atualmente uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes para o biénio 2023/2024 com o projeto TETRALOGIA OPERÁTICA SOBRE QUATRO CONSTITUIÇÕES PORTUGUESAS. Este projeto mereceu o Alto Patrocínio do Presidente da República em 2023.


CORO SETÚBAL VOZ

O CORO SETÚBAL VOZ foi fundado em 2016. Aborda repertório tradicional, mas essencialmente obras contemporâneas. A sua principal característica é a importância que dá à presença em cena e à dramaturgia em concerto. Integra frequentemente as criações da Companhia de Ópera de Setúbal e é atualmente constituído por 70 membros.


ATELIÊ DE ÓPERA DE SETÚBAL 

O ATELIÊ DE ÓPERA DE SETÚBAL nasceu em finais de 2019 com o objetivo de formar cantores para a sua presença em cena e a solo.
Gravou o filme “AMOR, ÓPERA & CARNAVAL” e a série “47 BANDEIRAS DE LIBERDADE!”. NESSUN DORMA é a sua criação mais emblemática, árias de ópera no espaço público, já passou por Setúbal, Palmela, Guimarães e Olhão. Realiza, no primeiro sábado de cada mês, um recital de canto e piano na Igreja do Convento de Jesus.    


COMPANHIA DE ÓPERA DE SETÚBAL

A COMPANHIA DE ÓPERA DE SETÚBAL nasceu em 2020 por iniciativa de Jorge Salgueiro, resultante do trabalho desenvolvido no Ateliê de Ópera de Setúbal e no Coro Setúbal Voz. É uma formação constituída por profissionais - Sara Brites, M.ª Inês Beira, Mariana Chaves, Ana Filipa Leitão [sopranos], Diogo Oliveira, André Henriques e João Merino [barítonos] -, que conta com a participação de amadores do Ateliê de Ópera e recorre a convidados, quando necessita de completar elencos. Teve a sua primeira produção em julho de 2020, com o espetáculo OS FANTASMAS DE LUÍSA TODI; em dezembro de 2020 surge a segunda criação VINGANÇA - UMA ÓPERA DO TEMPO DA TODI E DA MADONNA; em julho de 2021, a terceira criação A NAVE DOS DIABOS; em novembro do mesmo ano, ANIMAIS, BICHOS E CRIATURAS - UMA ÓPERA PARA ASSUSTAR OS ADULTOS E DIVERTIR AS CRIANÇAS; em julho de 2023, A FLAUTA MÁGICA, e, em dezembro de 2023, CARMEN. Tem programadas 4 óperas para o biénio 2023/2024. Conta reavivar a tradição operática em Setúbal, terra natal da maior cantora lírica portuguesa de todos os tempos, Luísa Todi. As suas produções procuram uma ligação entre a tradição, o repertório histórico e a contemporaneidade, com base, essencialmente, em criações originais.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

7 e 8 julho 2023, às 21h30
9 julho 2023, às 17h
Fórum Municipal Luísa Todi
Setúbal


MAIS INFORMAÇÕES

setubalvoz.pt

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes