Tateabilidade, pelo Projeto DME, 17 maio, Lisboa

Música
Tateabilidade, pelo Projeto DME, 17 maio, Lisboa

Descrição:

O Lisboa Incomum recebe o espetáculo “Tateabilidade”, um ciclo de cinco obras, compostas e interpretadas por Hugo Vasco Reis, desenvolvidas através do ato da experimentação, que relacionam a guitarra portuguesa, objetos, eletrónica e o sentido do tato.

A guitarra portuguesa é colocada em cima de uma mesa e o discurso sónico é construído através da sua interação com a eletrónica e com os vários objetos que a rodeiam. Assume uma estrutura livre e não sincronizada, numa abordagem que reflete sobre as possibilidades sonoras do instrumento. “Tateabilidade” é uma imersão sonora na qual todos os sons acústicos e eletroacústicos têm origem na guitarra portuguesa, apresentando-se aqui de uma forma menos convencional em relação à sua tradição. A coexistência sónica assume uma estrutura livre e não sincronizada, onde o tato, a experimentação e a escuta, encorajam uma abordagem que reflita a prática contemporânea e estimule o ouvinte para refletir sobre as possibilidades sonoras do instrumento.

Hugo Vasco Reis é compositor e investigador, a viver em Zurique e no Porto. A sua prática artística estende-se à música acústica, música electroacústica e instalações sonoras, realizando colaborações com músicos e artistas visuais, que apresentam regularmente as suas obras por toda a Europa.

Este trabalho foi gravado na Universidade das Artes de Zurique (ZHdK) e apoiado pelo Ministério da Cultura de Portugal, SPAutores, GDA e Antena 2.

Mais informação em https://www.lisboaincomum.pt/2024/04/tateabilidade.html

/
Ficha artística e técnica:
Produção: Projecto DME
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

/
Local, datas e horários de apresentação:
Lisboa Incomum
17 de Maio de 2024, 19h30

/
Informações sobre bilheteira:
Entrada gratuita, mediante reserva para o email lisboaincomum@gmail.com

/
Link para site:

http://www.projecto-dme.org/