"Hyper-Objects: Música Acusmática em Conexão", 29 e 30 maio, Planetário do Porto

O Absonus Lab - Pesquisa Sonora, Tecnologia e Cultura, em colaboração com o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva, convida-nos a explorar “o fascinante universo da música acusmática contemporânea e a mergulhar profundamente nos domínios da experimentação sonora eletrónica em torno do conceito de hiperobjetos”. Nestas duas noites "de imersão sensorial" (29 e 30 de maio, no Planetário do Porto), arte, ciência e tecnologia fundem-se numa mistura de experimentação.
SINOPSE
(pelo Absonus Lab - Pesquisa Sonora, Tecnologia e Cultura)
No cerne deste evento encontra-se o intrigante conceito de hiperobjetos, que desafiam as fronteiras convencionais do tempo e do espaço, transcendo a compreensão humana. Essas entidades abrangem fenómenos de grande alcance, como as alterações climáticas e as crises ecológicas, levantando questões profundas sobre a natureza da existência. A música acusmática, por sua vez, emerge como uma exploração de fontes sonoras ocultas, desvinculando o som de sua origem visível. Essa forma de expressão artística compartilha características fundamentais com os hiperobjetos, tais como não-localidade, proliferação temporal, interobjectividade e causalidade faseada.
No evento, os artistas não apenas apresentam as suas composições, mas também oferecem interpretações pessoais do conceito de hiperobjeto, servindo como portal para desvendar os mistérios do universo. As composições transportam os ouvintes para um ambiente sonoro abstrato, permitindo uma imersão desprovida de imagens, estimulando a imaginação e explorando novas dimensões sensoriais e intelectuais sobre os limites do mundo.
Artistas consagrados e emergentes tais como Alberto Tudisca, Bracha Bdil, Daniel Blinkhorn, Daria Baiocchi, Edgerton Michael, João Pedro Oliveira, Jorge Ramos, Artiom Constantinov, Claudio de Pina, Manuella Blackburn, Mauro Diciocia, Panayiotis Kokoras, Paul Oehlers e Yunjie Zhang, representam uma ampla gama de perspetivas artísticas neste evento, com suas composições reproduzidas por meio de um sistema de áudio de oito canais, criando um universo imersivo de som.
A curadoria de Hugo Paquete, o design de Luna Paquete e a colaboração de Leonardo Afonso e a assistência de produção de Erica Frota contribuem para tornar este evento uma experiência única que desafia os limites da perceção auditiva e explora os mistérios e complexidades do mundo que nos rodeia.
PROGRAMA
Dia 1:
Concerto 1
Domo do Planetário do Porto - CCV
Quarta-feira, 29 de maio, 21h30 - 23h00
Alberto Tudisca with the composition "Isola"
Bracha Bdil with the composition "Urban Nature"
Daniel Blinkhorn with the composition "Kibuyu"
Daria Baiocchi with the composition "Hyperloop"
Edgerton Michael with the composition "Wassermann"
João Pedro Oliveira with the composition "La Mer Emeraude"
Jorge Ramos with the composition "Paysage"
Dia 2:
Concerto 2
Domo do Planetário do Porto - CCV
Quinta-feira, 30 de maio, 18h00 - 19h30
Artiom Constantinov with the composition "Information Disorder"
Claudio de Pina with the composition "Ceci n’est pas une…"
Manuella Blackburn with the composition "Home Truths"
Mauro Diciocia with the composition "Eletrotopia"
Panayiotis Kokoras with the composition "Ai phantasy"
Paul Oehlers with the composition "Flux Hammer"
Yunjie Zhang with the composition "Le Caméléon"
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
Concerto 1
Quarta, 29 maio, 21:30 – 23:00
Cúpula do Planetário do Porto – CCV
Concerto 2
Quinta, 30 maio, 18:00 – 19:30
Cúpula do Planetário do Porto – CCV
Morada do evento:
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva
Rua das Estrelas, Porto
BILHETEIRA
Passe de 2 dias: 10 €
Passe de 2 dias estudantes: 5 €
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/10
ACESSIBILIDADE
O espaço do evento está firmemente estruturado para oferecer condições de acessibilidade para todas as pessoas, incluindo aquelas com dificuldades motoras. Reconhecemos a importância de remover barreiras físicas e proporcionar um ambiente inclusivo e descontraído onde todos possam participar plenamente das experiências que oferecemos.