ROMARIA, de Réptil Artes Performativas, 2 junho, Paul

Cruzamento disciplinar
ROMARIA, de Réptil Artes Performativas, 2 junho, Paul

© Patrícia Sousa

Descrição:
Partindo dos conhecimentos adquiridos com diferentes grupos e associações ligadas à tradição e aos costumes de diferentes territórios nacionais, nasce o projeto ROMARIA, que resulta num espetáculo de rua sobre tradições populares. Com a participação especial do Grupo de Adufeiras da Casa do Povo do Paul, com que tivemos o prazer de partilhar conhecimentos através de uma residência artística, convidamos o público a vir contemplar este espetáculo e a bailar connosco ao ar livre, através de uma viagem onde o passado e o presente se unem procurando possíveis paralelismos e transformações.

Espetáculo integrado no Festival Y#20 - festival de artes performativas, uma organização Quarta Parede.

/
Ficha artística e técnica:
Cocriação e interpretação: Luís Duarte Moreira e Mara Nunes | Direção musical: Mara Nunes | Figurinos: Claúdia Ribeiro | Participação especial: Grupo de Adufeiras da Casa do Povo do Paul | Conceito e apoio dramatúrgico: Filipe Moreira | Vídeo documental: Cláudia Almeida | Produção executiva: Luísa Teixeira | Produção: RÉPTIL Artes Performativas | Coprodução: Festival Y – Quarta Parede, Teatro-Cine de Gouveia | Apoio financeiro: República Portuguesa – Cultura/ Direção Geral das Artes, Fundação GDA | Apoio às residências artísticas: CRL – Central Elétrica, Erva Daninha, Mafa Mood | Outros apoios: Lameirinho e Docapesca Porto e Lotas S.A. | Agradecimentos: Grupo Folclórico de S. Paulo de Barroselas, Grupo Folclórico e Etnográfico de Macinhata do Vouga, Rancho Típico da Amorosa, Casa do Povo do Paul, Azenha da Caneira, Moinho do Morgado, Museu do Traje de Viana do Castelo, Clube Macinhatense, Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, Museu Etnográfico da Região do Vouga, Isabel Gonçalves, Rogério Pereira, Jorge Pinheiro, JP Luciano, João Albuquerque, Ângela Machado, Ana Isabel Faria, Normandia Silva e João Silva

/
Locais, datas e horários de apresentação:
ROMARIA de Réptil Artes Performativas
Santuário de N. Srª das Dores | Paul 
02/06/2024, 18h30
cruzamentos | 60 min. | M/6

/
Informações sobre bilheteira:
Espetáculo de acesso gratuito.
M/6

/
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
O Festival Y#20 – festival de artes performativas procura garantir a acessibilidade física, intelectual, social e geográfica.
Estas boas práticas são prosseguidas por um festival realizado numa primeira instância na e para a Beira Interior, junto das populações de cidades, vilas e aldeias dos concelhos da Covilhã, Castelo Branco e Belmonte, procurando identificar e colmatar dificuldades de acesso de quem reside em zonas mais isoladas. A democratização e os esforços para a sensibilização e fruição da oferta artístico-cultural de todos os públicos da região é também pensada na escolha dos espaços, com espetáculos a acontecer em auditórios como o Teatro Municipal da Covilhã, o Teatro das Beiras e o Cine-Teatro Avenida, e espaços ao ar livre, em Belmonte e no Paul. Concorrendo para a acessibilidade social os espetáculos ao ar livre são de acesso gratuito. Na restante programação é nossa prática de bilheteira, em articulação com os procedimentos dos auditórios parceiros, o estabelecimento de preços de bilhetes acessíveis para o público adulto (de 6,00€) e a aplicação de descontos, mediante sala de espetáculo, a <20 anos, >65 anos, estudantes, profissionais do espetáculo, pessoas com necessidades específicas, grupos a partir de 4 pessoas e participantes inscritos na Comunidade de Espetadores (uma atividade de mediação de públicos, também ela dentro das boas práticas de acessibilidade). Entre as práticas de acessibilidade física, evidenciamos que os auditórios e demais espaços que recebem o FESTIVAL Y#20 possuem assistência e acessos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

/
Link para site:
www.quartaparede.pt