Ciclo "Dentro da Casa, À Beira da Aldeia", pela Companhia da Chanca, julho, agosto e setembro, Penela
Cinechanca
Pelo quarto ano consecutivo, a Companhia da Chanca promove o ciclo "Dentro da Casa, À Beira da Aldeia" (DCBA) nas freguesias do concelho de Penela. A mostra decorre entre julho e setembro na aldeia da Chanca, vila de Espinhal, estendendo-se às aldeias de Cerejeiras, Fetais Cimeiros, São Sebastião, Alfafar, Podentes, Grocinas e Rabaçal e às Instituições Cerci Penela, à Casa de Beneficência Conselheiro Oliveira Guimarães e ao agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela.
Este ano, a companhia convidou um conjunto de agentes que desenvolvem o seu trabalho à margem dos grandes centros urbanos e dos maiores pólos culturais. Os espetáculos, que começaram no dia 7 de julho com apresentações aos fins de semana, prolongam-se até 21 de setembro. Com esta iniciativa, a Companhia da Chanca pretende proporcionar às populações destes territórios de baixa densidade "a fruição de obras de arte contemporânea e experiências artísticas democráticas".
Nos dias 19, 21 de julho e 2 de agosto, o Ciclo apresenta cineconcertos ao ar livre em Fetais Cimeiros, São Sebastião e Penela. No dia 26 de julho, recebe o realizador David Rebordão, autor da curta-metragem «A Curva», o trabalho de ficção em português mais visto de sempre. A celebrar 20 anos, «A Curva» tornou-se um fenómeno viral com a plataforma Youtube, tendo atingido cerca de 80 milhões de visualizações. David Rebordão considera-se «um realizador de guerrilha» e traz ao Espinhal cinco curtas da sua autoria. O fim de semana de 27-28 de julho é dedicado ao teatro, com a atuação da Companhia Peripécia Teatro, da aldeia de Adoufe, Vila Real. Com 20 anos de atividade, os Peripécia apresentam "Fardo", um espectáculo concebido a partir das máscaras de madeira do Carnaval de Lazarim, ao Espinhal e à Chanca, respetivamente, às 18.00.
Numa segunda fase, a performer, coreógrafa e figurinista Carlota Lagido apresenta, a 31 de agosto, o espetáculo "Atlas". Carlota Lagido tem uma carreira de mais de 25 anos, iniciada no movimento da Nova Dança Portuguesa, e trabalhou com nomes como Vera Mantero ou Francisco Camacho. Criou em 2021, em Alfafar, a associação Lugar do Meio — Centro de Experimentação e Criação Artística, onde será apresentada a sua instalação-performance. Para encerrar o DCBA 2024, o clown belga Joseph Collard apresenta, de 18 a 22 de setembro, o espetáculo "Zic-zag". Collard foi artista do Cirque du Soleil e o seu espetáculo a solo já correu a Europa, Canadá, Brasil e Japão. Aos 70 anos, Collard é reconhecido como um mestre do humor visual. O seu espetáculo visitará várias instituições e freguesias do concelho de Penela.
"Dentro da Casa, À Beira da Aldeia 2024" é uma coprodução com a Casa Família Oliveira Guimarães e conta com o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes, Antena 2, Câmara Municipal de Penela e todas as juntas de freguesia do concelho.
PROGRAMA
Programação completa do Ciclo "Dentro da Casa, À Beira da Aldeia"
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Produção
COMPANHIA DA CHANCA
Co-Produção
CASA FAMÍLIA OLIVEIRA GUIMARÃES
Direção artística e de produção
ANDRÉ LOURO
CATARINA SANTANA
Produção executiva/comunicação
FERNANDO MIGUEL OLIVEIRA
Assessoria de Imprensa
INÊS SILVA
Apoio mediação de públicos
ANA FERRO RIBEIRO
Apoio técnico
LUÍS MALHADAS
RUI DUARTE
Design gráfico
JOANA MONTEIRO
MAIS INFORMAÇÕES
Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes