"ars ad hoc 0701S", pela Arte no Tempo, 6 outubro, Porto

ars ad hoc . © André Delhaye . Fundação de Serralves
Assinalando o 150º aniversário do nascimento de Arnold Schönberg (Viena, 13. Setembro. 1874 – Los Angeles, 13. Julho. 1951) – figura maior cujo pensamento marcou irreversivelmente a produção musical das gerações seguintes – o ars ad hoc inicia a temporada de 2024/25 com a apresentação de uma das suas obras mais emblemáticas. Com a criação de Pierrot Lunaire op. 21 [1912], para voz e quinteto instrumental, Schönberg estabelece não só o sprechgesang, mas também uma formação, desde então designada ‘quinteto pierrot’, cuja literatura não parará de crescer até aos nossos dias. Partindo de um desafio da actriz Albertine Zehme, os três conjuntos de sete melodramas fazem uso da tradução alemã da obra homónima de Albert Giraud, experimentando, nas diferentes combinações tímbricas disponíveis e num sofisticado contraponto, a máxima diversidade com a maior economia de meios.
Para a interpretação do Pierrot Lunaire, quis o ars ad hoc associar-se a uma cantora portuguesa com experiência na exploração do repertório mais recente, que conhecesse aprofundadamente a partitura de Schönberg e se movesse com à vontade na técnica do sprechgesang, recaindo a escolha na soprano Ana Caseiro. A preparação e a apresentação pública desta obra será feita sem maestro (de acordo com prática comum do ars ad hoc).
A abrir o concerto, o ars ad hoc apresenta pela primeira vez o trio Is the timer set? [2024], que a Arte no Tempo encomendou a Solange Azevedo (Póvoa de Varzim, 1995) no início deste ano e que evoca a relação do tempo com a forma como o percepcionamos em diferentes contextos.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Ana Caseiro > soprano
Ricardo Carvalho > flauta
Horácio Ferreira > clarinete
Diogo Coelho > violino/viola
Gonçalo Lélis > violoncelo
João Casimiro Almeida > piano
Diana Ferreira > programação
LOCAIS E DATAS DE APRESENTAÇÃO
6 outubro 2024, às 18h30
Auditório da Fundação de Serralves
Porto
BILHETEIRA
Bilhetes: 7,50€
Estudante/Jovem, maiores de 64 e Amigos de Serralves: 3,75€
serralves.pt/atividades-serralves/0610-ars-ad-hoc/
(bilheteira de Serralves; 10h00 - 18h00 ou, ao fim-de-semana, 10h00 - 19h00;
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
ACESSIBILIDADE
O recinto está preparado para receber pessoas com dificuldades motoras.
MAIS INFORMAÇÕES
Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes